Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM apoia os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Notícias

20/11/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM apoia os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Agência CNMA Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovidos pela Campanha da Secretaria-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), UNA-SE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

CNM e ONU convidam os gestores locais e a sociedade civil a iluminar as cidades com a cor laranja entre os dias 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) a 10 de dezembro (Dia dos Direitos Humanos). Outra sugestão é promover atividades locais pelo fim da violência contra as mulheres e meninas.

A cor laranja representa um futuro livre de violência. O Dia Laranja convida governos, ativistas e parceiros das Nações Unidas em todo o mundo a mobilizar pessoas e agir pela prevenção da violência contra mulheres e meninas.

Ações da CNM

Em apoio à campanha, a Confederação fez e fará algumas ações, como a Carta Aberta - Municípios unidos contra a violência de gênero. Todos os prefeitos, vereadores e demais agentes municipais estão convidados a assinar este documento. A Carta será enviada à ONU Mulheres e ao Ministério da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos com o objetivo afirmar o apoio dos Municípios brasileiros e a incorporação da luta contra a violência de gênero por meio de políticas públicas.

O primeiro passo é promover debates com a comunidade e gestores sobre as questões de gênero no Município. O segundo é incluir as percepções locais da Carta Aberta dos Municípios, devidamente assinada e encaminhar para a sede da CNM, em Brasília. Por fim, enviar cópia da carta destinada à Ministra e a Representante da ONU Mulheres no Brasil para sistematização do documento final.

É importante lembrar que o documento deve ser enviado até o dia 10 de dezembro para que as ações possam ser desenvolvidas no âmbito dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres sejam exploradas.20112015_planalto_laranja

Monumentos brasileiros ganham iluminação laranja

Para marcar o início da programação global Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres (OrangeurWorld), o Palácio do Planalto, em Brasília, ganhou iluminação laranja na noite de quinta-feira, 19 de novembro.

Em 2014, a cor laranja visibilizou os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em 70 países. Prédios icônicos e monumentos como o Empire State Building, a Times Square e as Pirâmides do Egito ficaram iluminados. Neste ano, serão iluminados de laranja o Niagara Falls (Canadá / EUA), o edifício da Comissão Europeia (Bélgica), as ruínas arqueológicas em Petra (Jordânia), o Palácio da Justiça na República Democrática do Congo, entre outros.

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A data marca o início dos 16 Dias de Ativismo que vai até 10 de dezembro em todo o mundo. No Brasil, o período começa em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Modelo de carta abertaaqui 

 

 


Notícias relacionadas