Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM apoia grupo de trabalho que reúne experiências de governos locais para compartilhar práticas municipais

Notícias

19/11/2014

Compartilhe esta notícia:

CNM apoia grupo de trabalho que reúne experiências de governos locais para compartilhar práticas municipais

DivulgaçãoO grupo de trabalho de Desenvolvimento Institucional e de Capacidades (CIB, na sigla em inglês), do comitê da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) que trata da cooperação internacional, publicou um informe na última segunda-feira, 17 de novembro. O grupo reúne experiências de associações de governos locais em uma plataforma online para compartilhamento de práticas municipais, e promove e divulga eventos internacionais semelhantes.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a cooperação internacional entre governos locais é uma das principais atividades dos Municípios internacionalmente. Dessa forma, colabora com o trabalho do grupo em boas práticas e áreas de interesses e tem compartilhando experiências de Municípios brasileiros.

Entre as atividades anunciadas pelo CIB ainda para 2014, destacam-se as Oficinas da Connective Cities, uma comunidade internacional de prática para o desenvolvimento urbano sustentável implementada pela Associação Alemã de Cidades, a Agência de Serviços para os Municípios em Um Mundo (Engagement Global) e a GIZ, órgão alemão para a cooperação internacional.

Intercâmbio

A CNM explica que o propósito das oficinas é impulsionar o intercâmbio entre profissionais da área municipal e definir ações futuras de cooperação como encontros de diálogo, seminários, visitas técnicas, oficinas de projetos e fóruns virtuais no mundo todo.

DivulgaçãoDesde seu lançamento em junho deste ano, a Connective Cities realizou workshops internacionais na Europa, Ásia e África. A próxima oficina, a ser realizada na cidade de Leipzig na Alemanha em 24 e 25 de novembro, promoverá diálogo sobre Instrumentos Financeiros Inovadores de Desenvolvimento Urbano e Política Habitacional e contará com a participação da Confederação.

Também na próxima semana, entre os dias 25 e 27, será realizada a primeira oficina na América do Sul, na cidade de Cuenca no Equador, que discutirá o Reforço das funções de cidades médias em seu contexto subnacional. As Prefeituras de Jundiaí (SP) e Petrolina (PE) participarão das discussões.

Parcerias climáticas

O informe do CIB também destacou as parcerias climáticas promovidas pela Associação Internacional de Administração de Municípios (ICMA, na sigla em inglês), dos EUA. O programa facilita o contato entre cidades, associações de municípios e profissionais, com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para os desafios trazidos pelas mudanças climáticas. A conexão entre os parceiros é garantida pelo programa CityLink da ICMA, que permite a exploração conjunta de problemas e desafios e o desenvolvimento de soluções específicas em cada caso.

DivulgaçãoUma publicação recente da Comissão Européia foi anunciada pelo CIB. A Comissão, instituição politicamente independente que representa interesses da União Européia (UE), lançou seu VI Relatório sobre Coesão Econômica, Social e Territorial. O relatório mostra que a política de coesão européia tem avançado e dado respostas a muitos desafios e indica de que forma investimentos serão orientados no futuro para áreas fundamentais, como a eficiência energética, o emprego, a inclusão social, especialmente nas regiões e nas cidades onde essas necessidades são mais urgentes.

A CNM acredita que muitos governos locais já implementam soluções inovadoras em suas regiões e o intercâmbio e aprendizado dessas informações podem ajudar mais Municípios a enfrentarem problemas comuns também no outro lado do mundo. A Confederação recomenda aos gestores brasileiros ficarem atentos a oportunidades, informações e aprendizados que possam ser compartilhados ou adquiridos através da cooperação internacional entre governos locais.

Mais informações sobre estas e outras atividades compartilhadas pelo CIB acesse aqui (em inglês)

 

 


Notícias relacionadas