Notícias
07/05/2009
CNM apoia evento internacional que discutirá as mudanças climáticas
CNM
Está marcado para os dias 18, 19 e 20 de maio, em Brasília, a I Jornada Brasileira sobre Mudanças Climáticas e Consumo Sustentável, evento organizado pela rede Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e entidades ligadas ao Meio Ambiente. A intenção é discutir e apresentar políticas públicas municipais na busca por soluções relacionadas às mudanças climáticas.
O Iclei defende a importância dos gestores locais na iniciativa de ações que diminuam a emissão de gases do efeito estufa, entre outras medidas. Como a CNM é uma das principais representantes dos Municípios no Brasil, o presidente Paulo Ziulkoski participará da abertura do evento, no dia 18 de maio, no Brasília Alvorada Hotel.
O evento será subdividido em três encontros. Na abertura, será realizado o encontro Políticas Públicas pelo Clima: Rumo a Copenhague. No dia 19, acontecerá o seminário internacional Construções Sustentáveis para uma Nova Economia. No encerramento, no dia 20, oficinas temáticas serão realizadas.
Para divulgar o evento em Brasília e demais Municípios brasileiros, além da parceria firmada com a CNM, o Iclei lançou um hotsite com a programação completa do evento, onde os objetivos, os participantes e as ideias que fundamentam os encontros estão disponíveis. Para ter acesso às informações, basta acessar o endereço na Internet do encontro. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo portal do Iclei. Qualquer interessado pode participar.
A Confederação recomenda aos gestores municipais, principalmente secretários do setor internacional ou de meio ambiente, que venham a Brasília para debater e conhecer a adoção de projetos para conter a degradação do meio ambiente, e, consequentemente, as alterações no clima de todo o mundo.
Como funciona o Iclei
Desde 1990, a rede internacional, formada por mais de mil governos locais e organizações governamentais nacionais e regionais, trata de assuntos ligados ao desenvolvimento sustentável. Entre os países latino-americanos, 35 governos locais compõem o Iclei.
É papel da rede fornecer informações, treinar técnicos em gestão local, organizar conferências, facilitar o intercâmbio entre os Municípios e a constituição de redes, executar pesquisas e projetos-piloto, além de prestar serviços técnicos e de consultoria.
Leia o release sobre o evento
Gestor, faça aqui sua inscrição