Notícias
02/06/2017
CNM apoia e incentiva participação femina na campanha Mulheres Rurais
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos que visa a promoção do empoderamento feminino. Coordenada mundialmente pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e, no Brasil, gerenciada pela Secretaria Especial de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Sead) da Casa Civil da Presidência da República, a campanha objetiva dar visibilidade as mulheres rurais e premiar relatos de vida e experiências femininas no mundo rural.
A CNM explica que essa etapa da campanha conta com uma ação que busca premiar mulheres e organizações que trabalham com a temática do trabalho rural feminino. São categorias de premiação: a primeira, por meio de relatos de vida de mulheres rurais escritos, ou por imagens. Já a segunda categoria, por meio de experiências de organizações onde estas são convidadas a contar suas experiências. As iniciativas devem evidenciar a ação coletiva e o valor do trabalho associativo mostrando as conquistas e os desafios de se trabalhar em busca da redução das desigualdades de gênero.
A ação também trabalha em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em especial, o ODS 5 que trata da igualdade de gênero, o ODS 10 que propõe a redução de desigualdades, ODS 12 que sugere um consumo e produção responsável e o ODS 15 que fala da vida sobre a terra.
Para participar
Para se inscrever é necessário preencher um formulário e enviar para o email mujeres.rurales@fao.org.br. As imagens e histórias devem ser enviadas em anexo ao email até o dia 30 de julho. A CNM destaca que é necessário que o participante informe qual das duas categorias deseja concorrer.
As vencedoras terão seus nomes divulgados no site da FAO no mês de agosto. As imagens e histórias vencedoras serão expostas na II Conferência Regional de Mulheres Rurais da América Latina e Caribe, que acontecerá em setembro no Paraguai.
Acesse aqui o formulário e participe
Agência CNM com informações do MDA