Notícias
21/11/2018
CNM apoia declaração da Flacma sobre situação enfrentada pelos Municípios paraguaios
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a declaração emitida pela Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma). Em nota, a entidade prestou solidariedade aos Municípios paraguaios e à Organização Paraguai de Cooperação Intermunicipal (Opaci) e preocupação frente à situação dos Municípios em razão dos processos de intervenção iniciados junto ao Poder Executivo e a Câmara dos Deputados do país.
A Federação se posicionou afirmando a importância que durante todo o processo se mantenha a legitimidade das autoridades locais eleitas e a autonomia e o funcionamento das administrações públicas.
O comunicado também faz um chamado aos governos nacionais e subnacionais da região e aos organismos de cooperação internacional para serem observadores construtivos da normalidade da vida institucional nos Municípios paraguaios.
Esforços e mobilizações têm sido realizados pela entidade de representação municipal do país, a Opaci, para garantir que os interesses locais sejam respeitados e pede que a objetividade e a legalidade sejam respeitadas na análise e na aprovação dos pedidos de intervenção.
A CNM reforça, ainda, a importância do movimento municipalista da região para fortalecimento de pautas nacionais enfrentadas pelos municípios nos países latino-americanos.
Acesse a nota completa da Flacma.