Notícias
02/04/2014
CNM anuncia novo prazo para envio de artigos sobre Tecnologia e Mobilidade Urbana
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a iniciativa Smart, da Universidade de Michigan, estenderam o prazo para o dia 15 de junho para recebimento de artigos sobre soluções da Tecnologia da Informação para a Mobilidade Urbana.
Os textos selecionados vão compor um livro sobre o assunto onde serão apresentadas formas de promoção de uma mobilidade urbana mais integrada e eficiente. É esperado que o livro ilustre experiências brasileiras e internacionais que inspirarão a implementação e o desenvolvimento de soluções novas e já utilizadas em diferentes Municípios.
O principal foco são as soluções implementadas em Municípios com até 300 mil habitantes, não excluindo soluções em cidades de grande porte, transferíveis para as cidades menores. As áreas em que a tecnologia pode ser aplicada são diversas, incluindo a coleta de dados, o planejamento para a mobilidade urbana e aplicativos. Os aplicativos contribuem para a melhoria do transporte existente como sistema de gerenciamento de trânsito, busca de caminhos, pagamento de passagens, segurança, transporte de mercadorias, redução de tempo no transporte por meio do teletrabalho, comércio online, educação à distância, consultas médicas à distância, o acesso do usuário, entre outros.
A CNM estimula os Municípios a divulgarem essa ação junto às universidades e organizações de sua região.
Parceria com o Smart
O programa é uma iniciativa interuniversitária, interdisciplinar e multisetorial, focada na aceleração da implementação de sistemas de transportes integrados e sustentáveis - nova Mobilidade - e da indústria emergente da Nova Mobilidade para um mundo em urbanização.
A parceria entre a CNM e a iniciativa Smart visa o desenvolvimento de ações para a promoção de uma mobilidade urbana mais integrada nos Municípios brasileiros. Em 2013, foi lançado o livro Tecnologia a Favor da Mobilidade Urbana durante a XVI Marcha a Brasília.
Veja aqui como enviar os textos