Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM alerta gestores para iniciativa que apoia projetos de ação climática na América Latina

Notícias

21/09/2018

Compartilhe esta notícia:

CNM alerta gestores para iniciativa que apoia projetos de ação climática na América Latina

21092018 GCoM Logo divulgacaoA Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama a atenção dos gestores municipais para o lançamento do Global Climate City Challenge (Desafio Global das Cidades pelo Clima, em português) – iniciativa do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) e do Banco Europeu de Investimentos. A entidade explica que a ação apoiará a preparação e o financiamento de projetos de ação climática de mitigação ou adaptação na América Latina e outras regiões.

Autoridades municipais e empresas, serviços públicos e bancos locais com planos sobre a eficiência energética, energia renovável, resíduos sólidos e mobilidade, por exemplo, podem enviar o formulário do Desafio preenchido até dia 31 de dezembro de 2018.

A ação busca prover recursos públicos e investimentos privados a projetos que vão contribuir à transição a uma economia de baixo carbono, com cidades verdes e resilientes. O Desafio se desenvolveu no âmbito da Cúpula Um Planeta, uma conferência que aconteceu em 2017 a fim de acelerar a implementação do Acordo de Paris, o qual estabeleceu medidas globais de redução da emissão de gases de efeito estufa.

A Confederação ressalta que um critério para a participação no Desafio é que o Município seja comprometido com o Pacto. Nesse sentido, a Assessoria Internacional da CNM reforça a importância de Municípios brasileiros se comprometerem com a luta contra as mudanças climáticas por meio do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. O Pacto é uma aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta contra as mudanças climáticas, reduzindo seus impactos inevitáveis e facilitando o acesso à energia sustentável e acessível para todos. Para saber mais sobre essa iniciativa e como sua cidade pode participar do Pacto, acesse a página.

Foto: Divulgação

Da Agência CNM de Notícias, com informações do GCoM


Notícias relacionadas