
Notícias
07/12/2007
Cideu e CNM estabelecem plano de ações conjuntas para 2008
Carla Etiene Mendonça
Agência CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Centro Iberoamericano de Desarrollo Estrategico Urbano (Cideu) deram mais um passo ontem, 6 de dezembro, para o aprofundamento da parceria assumida no final de julho deste ano no III Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais. A partir da reunião realizada pela manhã na sede da Confederação, em Brasília, o Cideu e a Área Internacional da CNM começam a elaborar um plano de ações conjuntas para 2008.
Os representantes da organização internacional visitaram a sede da Confederação para conhecer os principais programas que ela desenvolve. O grupo foi recebido pela direção da entidade, que lhes apresentou o Programa de Desenvolvimento e Planejamento Urbano (PDPU), o Programa de Modernização da Gestão Pública Municipal (PMG) e o Programa Município Transparente (PMT).
“Nossa metodologia é baseada no princípio de trazer as pessoas para participar”, afirmou o coordenador do PDPU, Jeconias Rosendo, sobre um dos módulos do programa, o Plano Diretor Participativo. Em dois anos e meio, 135 cidades elaboraram seus planos com a capacitação e o apoio técnico oferecido pela CNM.
Desenvolvimento local
O diretor-executivo da Confederação, James Matos, apresentou o PMG. “Com capacitação dos gestores, informatização e atualização da legislação, conseguimos reduzir a burocracia, que gera dificuldades para o desenvolvimento local”, explicou. James falou sobre o Sistema Integrado de Administração Municipal pela Web (Siamweb), ferramenta desenvolvida pela CNM que possibilita a criação de um cadastro único de indivíduos e integração entre as áreas, como a tributária e a contábil.
Do PMT, foram expostos o Portal Municipal e o CidadeCompras. “Com os pregões eletrônicos, a economia para os municípios fica, em média, em torno de 30%”, disse o coordenador do programa, Samuel Porto.
“Consideramos a CNM um sócio colaborador ativo para nossos planos estratégicos”, afirmou a secretária-geral do Cideu, Maravilha Rojo. “A CNM tem a estrutura, a magnífica atuação que queremos em nossos sócios para oferecer alternativas para os municípios”, concluiu.
Barcelona
O Cideu tem sede em Barcelona (Espanha), reúne 80 cidades iberoamericanas e desenvolve projetos de planejamento estratégico. Com a parceria, o Cideu pretende fortalecer as ações desenvolvidas pela CNM, chegar aos municípios brasileiros por meio de ações integradas, promover cursos de formação para as gestões municipais e atender às diversas realidades regionais.
Leia mais:
Parceria entre CNM e Cideu trará beneficios para municípios brasileiros
Cideu participa do III Congresso Latino-Americano de Cidades

Notícias relacionadas


