Notícias
14/05/2015
Cidades Inteligentes são foco de evento em São Paulo
São Paulo vai sediar no período de 3 a 5 de agosto a 1ª edição do Connected Smart Cities. O evento vai reunir governos, empresas e entidades para mapear as necessidades dos Municípios brasileiros e apresentar caminhos para o desenvolvimento inteligente.
Durante o encontro, serão apresentados e analisados projetos em estudo ou já implementados que traduzem os diversos modelos de conectividade. Os participantes poderão conhecer cases bem sucedidos em cidades como Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Águas de São Pedro (SP), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).
Na ocasião, serão debatidas questões que a população urbana deve lidar para garantir um futuro promissor para os centros urbanos. Entre os temas previstos, estarão a mobilidade urbana, soluções inteligentes para gestão hídrica e recursos tecnológicos.
Crescimento
Paula Faria, diretora da Sator, agência idealizadora do evento, disse que uma smart city é aquela que cresce de forma planejada por meio de análises do desenvolvimento de indicadores básicos como economia, mobilidade, governo, meio ambiente, urbanismo e qualidade de vida.
Nesse contexto, ela destacou que o objetivo do evento é reunir especialistas, governo e o setor privado para propor soluções que minimizem os impactos dos problemas. Ao mesmo tempo, a diretora entende que será aproveitado o potencial da modernidade e elevar o maior número possível de cidades ao patamar de cidade inteligente.
Outras discussões
Além do fórum de debates, haverá também uma área de exposição e rodadas de negócios para fomentar a troca de experiências e novas parcerias. “Queremos que nos próximos 10 anos as cidades brasileiras possam subir na escala de desenvolvimento, se aproximando dos índices dos modelos das cidades inteligentes do mundo”, ressaltou Paula.
A entrega do Prêmio Connected Smart Cities e a divulgação do Ranking Connected Smart Cities das cidades com maiores potenciais de desenvolvimento também são destaques na programação do encontro. A premiação será entregue ao projeto que melhor contribua para a difusão de ideias entre governo, empresas e entidades e apresente opções de negócios para a resolução de problemas urbanísticos.
O ranking será apresentado no primeiro dia do evento e tem a intenção de auxiliar o mapeamento das cidades com maior potencial de desenvolvimento e mais inteligentes do país. Com isso, será possível buscar a ampliação do conhecimento de investimentos necessários nos centros urbanos. A 1ª edição do Connected Smart Cities vai até o dia 5 de agosto.
Clique aqui para mais informações sobre inscrições e grade completa da programação.