Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Cidades dos direitos humanos é tema de concurso internacional de artigos

Notícias

23/01/2013

Compartilhe esta notícia:

Cidades dos direitos humanos é tema de concurso internacional de artigos

SXC.huO Centro de Direitos Humanos da Universidade Nacional de Seul, o Instituto 18 de Maio da Universidade Nacional Chonnam e a Fundação de Direitos Humanos da Coréia estão promovendo um concurso de artigos, com o tema cidade dos direitos humanos.

O objetivo da iniciativa é promover a participação de jovens para a construção de cidades pelos direitos humanos, através da articulação de suas visões e experiências sobre o tema.

Essa iniciativa é promovida em parceria com o III Foro Mundial de Cidades pelos Direitos Humanos, que será realizado de 16 a 18 de maio em Gwangju, na Coréia do Sul. Também conta com o apoio da autoridade metropolitana de Gwangju, do Centro de Educação para o Entendimento Internacional da Unesco na Ásia e Pacífico, da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), da Aliança Mundial para a Participação Cidadã (CIVICUS) e do Centro CARR de Políticas de Direitos Humanos da Escola Kennedy de Harvard.

Inscrições
As inscrições para o concurso serão realizadas até o dia 31 de janeiro - horário coreano, o qual é +10h na frente do horário de Brasília - e os trabalhos devem ser apresentados até o dia 28 de fevereiro. O artigo deve tratar de questões relacionadas ao tema ‘cidade dos direitos humanos’ e responder a questão hipotética: “Se eu fosse mudar minha cidade para uma cidade dos direitos humanos, como eu a promoveria e implementaria no meu contexto local e/ou nacional?”. Deve-se utilizar a cidade que mora ou que tem interesse como referência, e não uma cidade hipotética.

O artigo deve ser escrito em inglês e conter entre 5.000 e 10.000 palavras. Pode ser escrito por uma pessoa ou um grupo de no máximo três pessoas. As citações devem ser referenciadas adequadamente e a bibliografia deve ser incluída. Devem ser considerados os documentos e declarações sobre cidades de direitos humanos já publicados. Os três semifinalistas apresentarão seus artigos no dia 15 de março de 2013, antes da realização do Foro Mundial ‘Cidades de Direitos Humanos’ de Gwangju.

Cidades dos direitos humanos
A cidade de direitos humanos é um local onde o governo local, sociedade civil e as organizações do setor privado e outros atores locais trabalham para a melhoria da qualidade de vida de todos os habitantes em um espírito de parceria baseado nas normas de direitos humanos.

Através da Carta-Agenda Mundial dos Direitos Humanos na Cidade de 2012, as cidades signatárias promovem a cooperação municipal transnacional, tanto com caráter geral, como para a aplicação dessa carta-agenda e para a promoção do respeito aos direitos humanos à escala mundial.

Para mais informações sobre concurso clique aqui 


Notícias relacionadas