Notícias
30/04/2015
CGLU destaca contribuição da CNM para os preparativos da Habitat III
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu destaque no boletim mensal do Grupo de Trabalho Sobre Capacitação e Fortalecimento Institucional da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) pelo engajamento no processo preparatório para a Habitat III. A ação da entidade foi mencionada por fortalecer a voz do movimento municipalista na agenda.
No boletim, a CGLU deu especial atenção ao tema Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, tendo em vista a Segunda Sessão do Comitê Preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). O evento foi realizado entre 14 e 16 de abril, em Nairóbi, no Quênia, e reuniu 800 participantes que representaram 90 países.
Ao enfatizar a CNM na preparação do Habitat III, o Grupo de Trabalho da CGLU destacou também que a entidade contribuiu para o fortalecimento dos Entes por meio da Carta Aberta dos Municípios ao Ministério das Cidades. Os Municípios foram conscientizados da importância em promover o debate com a comunidade e gestores locais sobre as prioridades do Brasil para o desenvolvimento urbano e enviar o documento síntese para o Ministério. Cerca de 60 Municípios aderiram à campanha.
Seminário Nacional Habitat III
A CNM também foi citada pela participação no Seminário Nacional Habitat III – Participa Brasil, organizado pelo Governo Federal. O encontro foi realizado em Brasília no mês de fevereiro. Na ocasião, a Confederação reforçou o papel central que os governos locais possuem na nova agenda e como os planos de desenvolvimento nacionais devem ser vinculados às realidades locais.
Outro destaque no boletim mensal foi o uso conceito de SymbioCity, que faz referência à melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento urbano sustentável em projetos desenvolvidos na Índia, China, Indonésia, Zâmbia e Macedônia.
Além disso, foram citados o Simpósio de Alto Nível sobre Cooperação para o Desenvolvimento dos Povos e do Planeta, realizado na Coreia do Sul, e projetos de cooperação descentralizada de organizações irmãs da CNM na Holanda e Bélgica. Esses projetos têm atuação, respectivamente, na Palestina e em Burkina Faso.
Clique aqui para acessar o boletim.