Notícias
18/11/2014
CGLU cria Grupo de Trabalho que trata da resposta de governos locais em casos de catástrofes
A Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), entidade municipalista internacional, anuncia a criação do Grupo de Trabalho sobre a Resposta a Crises dos Governos Locais e Regionais. Este GT será responsável por disponibilizar aos governos locais uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre a gestão de crises, para possibilitar o enriquecimento de estratégias e ações.
O grupo busca dar visibilidade e desenvolver o papel dos governos locais na agenda internacional na gestão de catástrofes. Esse passo é importante, pois os esforços internacionais especializados na resposta a catástrofes muitas vezes omitem a dimensão da governalibilidade local. De acordo com a CGLU, quando uma calamidade acontece, são os governos locais os primeiros a responder. Eles somam a maior quantidade de responsabilidades – prevenção, alerta precoce e até a assistência. Mas muitas vezes, os entes não possuem recursos suficientes para realizá-las por completo.
O novo amparo da CGLU na temática busca articular sócios internacionais estratégicos para melhorar a posição das cidades e dos governos locais frente às catástrofes. O enfrentamento de situações de crises exige esforços contínuos que devem combinar as três instâncias de governo e vão desde chefes de vilas e donos de negócios familiares, até ministros de governos e empresários de corporações internacionais.
Primeira reunião do grupo
A primeira reunião deste GT vai ocorrer no Conselho Mundial da CGLU, em Haikou, na China. Ela está marcada para o dia 24 de novembro deste ano e vai tratar da fundação deste Grupo de Trabalho e de temas como o encontro das agências das Nações Unidas (ONU) sobre assistência e ajuda no contexto de crise; a situação dos refugiados sírios, sobretudo na Turquia; e a preparação para a Conferência Mundial para a Redução do Risco de Desastres em Sendai, no Japão, que será realizada em março de 2015.
Para questões e sugestões, contate o Secretário do Grupo de Trabalho, Simoné Giovetti, pelo e-mail: s.giovetti@cites-unies-france.org
A fim de acompanhar o trabalho deste e de outros grupos e comissões da CGLU, acesse aqui