Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Centenário do municipalismo internacional será celebrado durante Cúpula Mundial de Líderes Locais

Notícias

12/08/2013

Compartilhe esta notícia:

Centenário do municipalismo internacional será celebrado durante Cúpula Mundial de Líderes Locais

Ag. CNMOs 100 anos do movimento municipalista internacional serão celebrados durante a 4ª Cúpula Mundial de Líderes Locais e Regionais. O evento ocorrerá em Rabat, no Marrocos, de 1 e 4 de outubro. E durante a programação, a rede mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) celebra o Centenário do Movimento Municipalista Internacional, e recria  o cenário de cooperação municipal.

De acordo com a assessoria Internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o marco inicial desse movimento foi à criação da União Internacional das Cidades em 1913, com sede em Bruxelas. A partir daí, uma série de congressos e eventos foram organizados. Eles reuniram governos locais de diferentes países e promoveram discussões de diversos temas relevantes para o desenvolvimento local.

Em 1926, a organização já reunia 52 mil cidades de 30 países. Após as duas guerras mundiais, o movimento municipalista contribuiu para a promoção da paz.  Assim, o primeiro acordo de cidades irmãs entre Luchon (França) e Harrog ate (Inglaterra) foi formalizado em 1952. Posteriormente, em 1961, um programa de assistência técnica intermunicipal foi iniciado pela União Internacional de Autoridades Locais (Iula), com apoio das Nações Unidas. Rio de Janeiro recebeu o 27º Congresso da Iula em 1985, e na ocasião foi lançada a Declaração Universal de Autonomia Local. Em 2004, a CGLU é oficialmente criada.

Em entrevista à CGLU, o presidente da organização e prefeito de Istambul, Kadir Topbas, lembrou ainda que, nos últimos anos, governos locais e regionais têm avançado no reconhecimento de seu papel na agenda global. Ao mesmo tempo, organizações internacionais têm valorizado mais o papel das autoridades locais. Kadir menciona a participação da CGLU no Painel de Alto Nível para definição da agenda pós-2015, a qual vai substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e nas discussões para elaboração da 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, também chamada de Habitat III. Durante este evento, será aprovada a nova agenda mundial de habitação e planejamento urbano.

DivulgaçãoDe acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, acompanhar e aprender mais sobre a história do movimento municipalista internacional é uma forma de valorizar a força dos governos locais ao longo dos anos. Além disso, o líder municipalista brasileiro destaca que é uma forma de aprender com os êxitos obtidos, com os desafios existentes, com impactos e com os pontos de mudança.

Veja fotos do movimento no Twitter da CGLU. Além de nova imagem todos os dias, o histórico também está disponivel 
Acesse o histórico do movimento municipalista brasileiro aqui 
Baixe a programação da Cúpula em Rabat , e acompanhe os debates online



Notícias relacionadas