Notícias
29/04/2013
Brasil vai conceder até 100 vistos por mês para os haitianos
O Brasil concederá 1,2 mil vistos por ano aos haitianos, uma média de 100 por mês. A Resolução Normativa 102/2013, emitida pelo Conselho Nacional de Imigração, pretende regularizar a situação dos haitianos que, desde 2010, começaram a migrar e entrar ilegalmente no Brasil pelas fronteiras boliviana e peruana que levam aos Municípios acreanos de Brasileia e Epitaciolândia.
A decisão do governo federal foi publicada nesta segunda-feira, 29 de abril, no Diário Oficial da União (DOU). Esta é a segunda medida adotada pelo governo, que também regularizou a situação dos haitianos que estão em solo brasileiro e chegaram ao país clandestinamente com a ajuda dos chamados coiotes.
Agora, os haitianos interessados em migrar para o Brasil vão poder solicitar o visto em outras localidades além da capital Porto Príncipe, onde se localiza a Embaixada brasileira. Isso porque a Resolução determina a abertura de novos postos credenciados no exterior para conceder estes vistos. O Itamaraty deve escolher estes locais.
Estado de Emergência Social
No início de abril, o Estado do Acre decretou o Estado de Emergência Social, justamente por causa dos haitianos. Eles chegaram em grande quantidade e cruzavam diariamente a fronteira. Muitos deles desempregados e sem moradia. As prefeituras de Brasileia e Epitaciolândia não conseguiram manter estes imigrantes e precisam de ajuda dos demais governos.
Os governos ajudaram com medicamentos, vacinação e regularizaram a situação deles no Brasil ao conceder vistos e carteira de trabalho.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil