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09/09/2013

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Brasil é segundo com mais mortes de motociclistas entre 17 países das Américas

Pref. Mogi das Cruzes (SP)As mortes por acidente de moto aumentaram desproporcionalmente nas Américas nas duas últimas décadas, de acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS). As mortes triplicaram no continente entre 1998 e 2010. Ausência de políticas de mobilidade, aumento da quantidade de veículos por habitante e acessibilidade das motocicletas estão entre as causas para o aumento.

Os números apontam que as mortes relacionadas com a moto no país aumentaram 227% em 12 anos: de 3.209 em 1998 para 10.505 em 2010. Os homens são os maiores usuários de motocicletas na América Latina. Os da faixa etária de 25 a 34 anos foram as principais vítimas. De acordo com a pesquisa, os homens têm um risco relativo de morte 7,8 vezes maior do que as mulheres.

Os países com as maiores taxas de mortalidade foram Colômbia - 3,6 por 100 mil; Brasil - 2,9 por 100 mil; Paraguai - 2,5 por 100 mil e Suriname - 2,2 por 100 mil. Por sua parte, Chile e Equador - 0,2 por 100 mil - tiveram as menores taxas. No entanto, os maiores aumentos no Cone Sul estavam no Chile e no Paraguai.

Os países que fizeram parte do estudo são Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Estados Unidos, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Aumento de motoboys
Sobre o Brasil, o estudo citou os “motoboys”, que realizam serviços de entrega e trabalham sob pressão de tempo e em condições ruins e inseguras, resultando no aumento de acidentes com motocicletas.

A pesquisa também abordou o aumento do número de mototáxis no país, atividade regulamentada há quase uma década em nível nacional. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2008, 52,7% dos Municípios brasileiros há serviços de mototáxi. 

Segundo o documento, como forma de retardar ou reverter essa tendência fatal, são necessárias diversas medidas, tais como o desenvolvimento e implementação de normas padrão de segurança da motocicleta, leis abrangentes sobre o uso do capacete por todos os passageiros, corredores exclusivos para motocicletas, controles do limites de velocidade, da qualidade e da segurança desses veículos e políticas que estimulem o uso de transportes públicos.

Acesse o estudo clicando aqui.


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