Notícias
31/05/2016
Brasil e Colômbia se unem no combate ao Aedes aegypti
O Município de Tabatinga (AM) e o de Letícia, na Colômbia, iniciaram projeto de cooperação internacional para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, do Zika vírus e da frebe chikungunya. O trabalho consiste na troca de informações sobre epidemias causadas pelo mosquito, bem como na formulação de estratégias de erradicação de focos de proliferação.
A região de fronteira entre as duas cidades é muito dinâmica, havendo circulação livre entre os territórios colombiano e brasileiro. No entanto, as políticas públicas para temas que afetam a ambos os Municípios nem sempre ocorrem de maneira integrada. Neste cenário, o projeto de combate ao mosquito visa a corrigir justamente este fator.
Para o presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Bernardino Albuquerque, a perspectiva é que ambos os Municípios possam fazer ações únicas e realmente definidas e integradas, dentro de um processo de parceria a nível local. “Não adianta nós fazermos aqui no Brasil a visita casa a casa se a Colômbia não tem a oportunidade de fazer o mesmo, ou vice-versa”, explica.
Projeto de parceria
A Sala Binacional de Coordenação e Controle ao Aedes, em Tabatinga, recebe o apoio também das Salas Nacional e Estadual. O projeto contará com três representantes do Município brasileiro e outros três do colombiano, que se reunirão uma vez por mês. Existe a possibilidade de extensão da cooperação ao Peru, outro país que faz fronteira com a região.
Da Agência CNM, com informações da EBC