Notícias
14/01/2020
Bolsistas fortalecem relações internacionais da CNM
Nesta terça-feira, 14 de janeiro, a equipe da Assessoria Internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou reunião com o consultor jurídico e internacional professor Ricardo Hermany e os três bolsistas que, atualmente, desenvolvem pesquisas para a entidade. A ação é parte do convênio entre CNM e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) por intermédio do programa de pós-graduação Mestrado e Doutorado em Direito.
O objetivo das parcerias é buscar práticas inovadoras de outros países que possam ser adaptadas à realidade dos Municípios brasileiros. Por meio do intercâmbio de experiências e informações, a CNM espera fomentar e difundir seu conhecimento técnico, mostrando aos municipalistas brasileiros e estrangeiros iniciativas bem-sucedidas de diferentes partes do mundo.
Durante a reunião, promovida pelo Skype, os bolsistas apresentaram os temas que estão sendo trabalhados em suas teses de mestrado e doutorado. Já os representantes da Confederação sugeriram como a área pode começar a trabalhar por uma troca efetiva entre os conhecimentos acadêmicos e os anseios internacionais. Os esforços de ambos os lados devem resultar no desenvolvimento de políticas públicas que respondam aos desafios enfrentados pelos gestores públicos municipais.
São bolsistas ativos da CNM:
- Guilherme Estima Giacobbo, com tese de doutorado em andamento sobre Política Urbana e Direito à cidade;
- Daniela Arguilar Camargo, cuja tese de doutorado aborda o Federalismo Cooperativo alemão e brasileiro;
- Glênio Quintana, mestrando com dissertação em andamento acerca da Cooperação entre Municípios de fronteira.
Imagem: Unsplash