Notícias
10/08/2018
Boas práticas são compartilhadas em oficina dos ODS
Diferentes organizações e esferas de governo se reuniram para apresentar experiências em nível federal, estadual, territorial e municipal relativas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Oficina de Monitoramento e Avaliação da Localização da Agenda 2030 no Brasil ocorreu em Brasília nesta segunda e terça-feira, 6 e 7 de julho, e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) marcou presença nos dois dias de evento.
Representantes da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Rede ODS Brasil e da Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov-PR) abriram as atividades. No período da manhã, os participantes puderam apresentar iniciativas bem-sucedidas. Entre eles, o trabalho desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão com todas as pastas do governo federal para alinhar o Plano Plurianual 2016-2019 aos ODS e definir indicadores nacionais.
No período da tarde do primeiro dia, houve uma atividade para abordar na prática temas como sistemas e indicadores de desenvolvimento sustentável, relação com políticas públicas locais e um viés mais democrático e participativo. Já na terça-feira, além dos debates sobre indicadores, definiram-se os próximos passos do GT Governos e Casas Legislativas.
Para encerrar o compartilhamento de boas práticas, as prefeituras de Ananindeua (PA) e Jaguariúna (SP) e o Governo do Maranhão apresentaram suas experiências. A Enap mostrou ainda a exposição virtual ODS e Políticas Públicas no Brasil, o curso de especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local e um estudo que está sendo desenvolvido sobre imigrantes nos Municípios brasileiros.
Gestão municipal
A CNM participou das atividades e apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas para fomentar o engajamento de gestores municipais na Agenda 2030. A entidade destaca a importância do monitoramento das ações para avaliar o impacto dos projetos, gerar mais efetividade e facilitar a tomada de decisão pela gestão local. A Mandala ODS, ferramenta online que reúne 28 indicadores municipais alinhados aos ODS, foi lançada pela Confederação para apoiar os Municípios nesse trabalho.
Fotos: Rede ODS Brasil
Da Agência CNM de Notícias