Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Blumenau, Brusque e Pomerode cooperam com cidades alemãs na área de mudanças climáticas

Notícias

31/03/2015

Compartilhe esta notícia:

Blumenau, Brusque e Pomerode cooperam com cidades alemãs na área de mudanças climáticas

31032015_projeto_50_Parcerias_Municipais_para_o_clima_at_2015A Confederação Nacional de Municípios participou do lançamento da quarta etapa do projeto 50 Parcerias Municipais para o clima até 2015, promovido pela organização alemã Engagement Global. O evento ocorreu entre os dias 24 e 26 de março, em Manágua, na Nicarágua.

O projeto propõe o fortalecimento e o desenvolvimento da cooperação entre Municípios alemães e da América Latina. Durante o Workshop, foram organizadas diversas reuniões de trabalhos entre cidades alemãs e suas cidades irmãs latino-americanas.

A cooperação é promovida entre pares de cidades, envolvendo aquelas de pequeno e médio porte. As áreas temáticas de interesse são diversas, como: proteção contra desastres naturais, uso de energias renováveis, educação ambiental, instrumentos de gerenciamento ambiental, gestão da água, dentre outros.

Parcerias
Os Municípios catarinenses de Blumenau, Brusque e Pomerode estiveram presentes e discutiram ações com as cidades alemãs Weingarten, Landkreis Karlsruhe e Greiswald, respectivas parceiras na iniciativa.

A Engagement Global apresentou o Manual das Parcerias para o Clima, com a metodologia de cooperação a ser adotada pelos Municípios participantes. Nesse sentido, serão desenvolvidas ações como a que inclui o estabelecimento de estruturas operacionais para fomentar ações no âmbito das parcerias, o levantamento de informações locais e o desenvolvimento de um plano de trabalho e realização de missões às cidades parceiras.

Projeto

O programa de ação conjunta visa integrar medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas nos Municípios envolvidos, aproveitando o know-how municipal.

Por meio de intercâmbio de especialistas municipais, as parcerias desenvolvem programas de ação concretos, definem objetivos e medidas, e alocam recursos às políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Os grupos alvo da ação são tanto os gestores e técnicos municipais como diversos setores da sociedade civil que atuam em áreas como mitigação e adaptação, meio ambiente e relações internacionais. A intenção é que as ações desenvolvidas sirvam como marco e referência para uma cooperação duradoura entre os Municípios.

O projeto é financiado pelo governo alemão e terá duração de 1 ano e meio. A oficina de conclusão das atividades deve ocorrer no final de 2016.

 


Notícias relacionadas