Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro recebem premiação internacional de transporte sustentável

Notícias

11/06/2015

Compartilhe esta notícia:

Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro recebem premiação internacional de transporte sustentável

11062015_BRTMOVE_BeloHorizonteBelo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro conquistaram o Prêmio Transporte Sustentável do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento. A premiação tem como objetivo reconhecer iniciativas que melhorem a mobilidade urbana da população de grandes centros urbanos e reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Essa é a primeira vez que o prêmio é dividido entre três cidades. Segundo os organizadores do evento, o empate revela a escala e a importância das conquistas do Brasil para aumentar a mobilidade e melhorar a qualidade de vida da população das grandes capitais do país.

O comitê que definiu os vencedores deste ano é formado por organizações internacionais que trabalham com transportes urbanos. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte agora se juntam as cidades de Buenos Aires, Bogotá, Medellín, San Francisco, Nova York, Paris, Londres e Seul na galeria de vencedoras.

Projetos Premiados
Belo Horizonte foi premiada por implementar, em 2014, o sistema BRT MOVE em dois corredores centrais da cidade. O novo sistema cobre 23 quilômetros e revitalizou a região central. Também criou ruas exclusivas para pedestres e uma rede de ciclovias de 27 quilômetros.

Com isso, os ônibus BRT MOVE reduziram o tempo das viagens e garantiu mais conforto e segurança aos passageiros. Os carros têm ar condicionado, portas elétricas com bloqueador e moderno sistema de freios.

O Rio de Janeiro inaugurou em 2014 o segundo sistema BRT da cidade, o chamado Transcarioca. A estrutura possui  corredores de 39 quilômetros para transportar 270 mil usuários diariamente. Já em São Paulo, a rede de ciclovias e implementação de mais de 300 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus garantiu sua inclusão no prêmio. A meta da prefeitura de São Paulo é ter 400 quilômetros de ciclovias em 2015.



Notícias relacionadas