Notícias
13/11/2018
Belo Horizonte (Brasil) e Almada (Portugal) iniciam projeto de cooperação urbana
Representantes das cidades de Almada (Portugal) e de Belo Horizonte (Brasil) se encontraram para a primeira missão do projeto de desenvolvimento urbano sustentável. A iniciativa faz parte da Cooperação entre Cidades do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) da União Europeia. O objetivo dessa parceria luso-brasileira é levantar questões e buscar novas soluções para: mobilidade urbana e gestão das águas, biodiversidade, economia verde, infraestrutura inteligente e eficiência energética.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que a cooperação internacional permite aos gestores locais conhecerem experiências e soluções implementadas por seus pares em outros países. Possibilita, ainda, o estabelecimento de parcerias que contribuam para o desenvolvimento de ações inovadoras e complementares às políticas existentes.
Entre os dias 5 e 9 de novembro, os portugueses participaram de uma programação intensa, que incluiu visitações ao Centro de Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), ao BHTrans, ao programa Vila Viva (na área de habitação social), e ao Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha, onde trabalham na recuperação da Lagoa da Pampulha, importante espaço de lazer para a cidade, que chegou a um nível muito alto de poluição.
Também conheceram uma biofábrica de criação de joaninhas para combate de inimigos naturais; uma Parceria Público-Privada (PPP) na área de iluminação pública; o Projeto de Corredor Ecológica com a promoção de agricultura urbana; e apresentações sobre energia limpa feitas pelo Consórcio Minas Arena, no Estádio de Futebol Mineirão.
As duas cidades encontraram vários pontos em comum. Os portugueses voltam para Portugal com experiências e legislações a serem compartilhadas em suas cidades, bem como prioridades para organizar a visita de Belo Horizonte à cidade em 2019. Na próxima missão, a delegação de Belo Horizonte visitará Almada para a segunda parte do intercâmbio, quando será finalizado o plano de ação de ambas as cidades e formulado um projeto-piloto para ser trabalhado em conjunto.
De acordo com a Assessoria Internacional da CNM, experiências como esta trazem visibilidade para as práticas implementadas pelas prefeituras, fortalecendo o reconhecimento dos avanços realizados.
Sobre IUC
O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) tem como objetivo apoiar cidades em diferentes regiões do mundo para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns em relação ao desenvolvimento urbano sustentável e à luta contra as mudanças climáticas.
Para a região da América Latina e Caribe (IUC-LAC), o programa tem três anos de duração, com um orçamento de aproximadamente 5 milhões de euros e prevê a participação de 20 cidades da Argentina, do Brasil, da Colômbia, do Chile e do Peru para colaborações com seus homólogos europeus. O Pacto Global dos Prefeitos para o Clima e Energia será estabelecido em 20 países da região.
Apoio municipalista
A Confederação Nacional de Municípios é um dos parceiros de implementação deste projeto da União Europeia, sendo responsável pelo apoio técnico para que as cidades de Belo Horizonte e Almada avancem nesta cooperação.
Foto: Divulgação IUC-LAC
Da Agência CNM de Notícias, com informações da IUC-LAC