Notícias
09/12/2010
Barômetro da Corrupção Global aponta crescimento da corrupção mundial
CNM
A pesquisa Barômetro da Corrupção Global 2010, divulgada nesta quinta-feira, 9 de dezembro, mostra o aumento da corrupção no mundo. De acordo com o estudo, seis em cada dez pessoas em todo o mundo dizem que a corrupção aumentou nos últimos três anos e uma em cada quatro afirma que pagou suborno apenas no ano passado. A pesquisa foi elaborada pela entidade Transparência Internacional e registra experiências e visões de mais de 91.500 pessoas em 86 países.
Pelo menos 20 países reportaram aumentos significativos em subornos que envolvem pequenas quantias de dinheiro desde 2006. Países como Chile, Colômbia, Quênia, Macedônia, Nigéria, Polônia, Rússia, Senegal e Tailândia foram os que registraram maiores índices de subornos. Segundo o levantamento, 73% da população da Europa Ocidental declararam que a corrupção aumentou nos últimos três anos.
Um dos dados mais preocupantes que o estudo aponta é o crescimento exorbitante de subornos pagos a policiais. De acordo com a Transparência Internacional, esses subornos quase dobraram desde 2006, e mais de 30% das pessoas que têm contato com policiais disseram ter cometido o delito.
Agência CNM com informações da Agência Brasil