Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Autoridades locais de todo o mundo estarão em Porto Alegre em fevereiro

Notícias

17/01/2008

Compartilhe esta notícia:

Autoridades locais de todo o mundo estarão em Porto Alegre em fevereiro

Carla Mendonça
Agência CNM

 

Gestores públicos, acadêmicos e especialistas, lideranças comunitárias e de organizações não-governamentais e empresários de municípios de todo o mundo estarão reunidos entre 13 e 16 de fevereiro, em Porto Alegre (RS), para participar da Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades - Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas no século 21. As atividades ocorrerão no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

O evento é realizado pelas prefeituras de Porto Alegre e de Roma (Itália), pelo Ministério das Cidades, pelo governo do Rio Grande do Sul e pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e deve reunir a diversidade de iniciativas de inovação democrática e transformação social que vêm surgindo nos governo locais. Para isso, as discussões estarão divididas em quatro temas centrais: Governança e Democracia em Cidades; Desenvolvimento Local em Cidades; Sustentabilidade; e Cidade-Rede.

 

“O envolvimento das entidades regionais e microrregionais na mobilização dos prefeitos é fundamental”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. “Esse evento promoverá e fortalecerá o movimento municipalista brasileiro diante das instituições internacionais”, declara.

 

Mobilização
No dia 19 de dezembro, o secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local da prefeitura da capital gaúcha, Cezar Busatto, foi recebido pelos assessores da Área Internacional, na sede da CNM, em Brasília, para juntos definirem estratégias de mobilização para a conferência.

 

“Temos que reunir representantes de três mil cidades”, disse Busatto. “Depois de um ano de trabalho de organização, precisamos agora da parceria da CNM, que pode contribuir muito para promover o sucesso do evento”, afirmou.


Um calendário de ações de divulgação foi elaborado ao longo da reunião. Técnicos da Área de Relações Institucionais da CNM visitam entidades regionais de municípios desde então convidando entidades e prefeitos a participar.

 

Feira e mostra
Paralelamente às conferências, será oferecida no encontro a instituições locais nacionais e estrangeiras a oportunidade de divulgação de seus projetos. Estandes ocuparão 300 metros quadrados do centro de eventos da universidade para a exposição de suas iniciativas. Podem ter estandes entidades estaduais de representação de municípios. As entidades microrregionais devem procurar as associações ou federações de municípios de seus estados.

 

Além da feira, será realizada a Mostra de Projetos Inovadores. Empresas que têm responsabilidade social, prefeituras, organizações não-governamentais e outras entidades podem participar expondo um banner no espaço. Os projetos são selecionados pela Comissão de Seleção, constituída por profissionais da organização.

 

Comitê Científico
A conferência mundial terá ainda o Comitê Científico, que elaborará 40 questões-chave sobre o desenvolvimento. As perguntas definirão a espinha dorsal do evento para estabelecer o foco na abordagem e melhor aproveitamento dos debates. A cada dia, para cada tema, os participantes deverão responder a pelo menos dez questões elaboradas por 21 especialistas de instituições nacionais e internacionais.
 
Autoridades
Trezentas autoridades confirmaram suas presenças até agora, cem entre elas são estrangeiras. O diretor de Ciências Sociais e Humanas da Unesco, Pierre Sané, é uma dessas autoridades. Ele confirmou sua participação na abertura do evento e em uma mesa de debates, ambas no dia 13.

 

“Essa conferência abrirá um espaço para o diálogo sobre a forma de criar vínculos entre as redes de investigação de cientistas sociais, urbanistas, especialistas em reforma urbana e autoridades locais para promover políticas urbanas e práticas sociais buscando uma melhor integração social e espacial de todas as populações urbanas nas cidades do século 21”, afirma Sané.


As participações do vice-prefeito para a área de Participação e Cultura da prefeitura de Rotterdam (Holanda), Orhan Kaya, do vice-prefeito do quinto distrito de Barcelona e professor da Universidade da Catalunha, Ricard Gomà i Carmona, do diretor-geral do Observatório das Metrópoles, centro de estudos ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Cézar Queiroz Ribeiro, e do coordenador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), Luiz Cézar Queiroz Ribeiro, também estão confirmadas.

 

Apoio
Apóiam a conferência Unesco, UN-Habitat, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (Bird), Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Federação Latino Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa (CISDP), Centro Internacional de Gestão Urbana (Cigu), Alianças de Cidades, Associação Internacional de Prefeitos Francófonos, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), RED Dete-ALC, Expo Brasil Desenvolvimento Local, Observatório das Metrópoles, Oficina Municipal, Instituto Brasileiro de Administração Municipal e ¿Bogotá Cómo Vamos?.

 

Como participar

  • Feira: contatar a Área de Relações Institucionais da CNM pelo telefone (61) 2101-6000.
  • Mostra:
    - enviar banners de 90cm de largura e 1,20m de altura, junto com um texto curto, em português ou espanhol, com explicações e ilustrações do projeto, em embalagem canudo rígida, aos cuidados de Irina Ferreira ou Giovana.
    - prazo: 28 de janeiro
    - endereço: Secretaria de Logística da Conferência Mundial Sobre Desenvolvimento de Cidades (Rua Uruguai, 155 - 9º andar – sala 918 – Centro - CEP 90010-140 – Porto Alegre/RS)
  • Inscrições de participantes: no site da conferência

Visite o site da conferência


Notícias relacionadas