Notícias
30/11/2007
Autoridades internacionais confirmam presença na Conferência de Cidades
Agência CNM
O diretor de ciências sociais e humanas da Unesco, Pierre Sané, confirmou sua participação na abertura da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades que será realizada no dia 13 de fevereiro de 2008 em Porto Alegre. O encontro se estenderá até o dia 16 de fevereiro no Centro de Eventos da PUC/RS.
Além de participar da abertura do evento, Pierre Sané será um dos palestrantes da primeira mesa, também no dia 13, às 9h, onde serão discutidas Políticas Locais sobre Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos. Essa mesa também tem confirmadas as participações do vice-prefeito do quinto distrito de Barcelona e professor da Universidade da Catalunha, Ricard Gomà i Carmona, do diretor-geral do Observatório das Metrópoles, centro de estudos ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que avalia os impactos da desigualdade social, e do coordenador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), Luiz Cézar Queiroz Ribeiro.
Sané foi secretário-geral da Anistia Internacional de 1992 a 2001 e tornou-se mundialmente conhecido por seu trabalho pela defesa dos direitos humanos. Cientista político e graduado em administração e políticas públicas, Sané também é responsável por uma série de programas de ações cooperativas internacionais, entre os quais, a investigação da pobreza como violação dos direitos humanos.
Integração
”Esta conferência, colocada sob a égide da Unesco, abrirá um espaço para o diálogo sobre a forma de criar vínculos entre as redes de investigação de cientistas sociais, urbanistas, especialistas em reforma urbana e autoridades locais para promover políticas urbanas e práticas sociais buscando uma melhor integração social e espacial de todas as populações urbanas nas cidades do século 21”, afirma Sané.
Ele acredita que os resultados dos debates serão levados ao IV Fórum Urbano Mundial, que será realizado em novembro na cidade de Nanjing, China. “Será uma oportunidade crucial para abrir uma plataforma internacional em cooperação com outras agências das Nações Unidas, como a UN-Habitat e UN-Desa”, destaca.
Rotterdam
O vice-prefeito para a área de Participação e Cultura da prefeitura de Rotterdam, Orhan Kaya, também confirmou sua presença na Conferência Mundial. Ele participará das mesas de políticas de integração e inclusão social para a juventude. Rotterdam é a segunda maior cidade dos Países Baixos e localiza-se na província de Holanda do Sul.
A Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades – Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas no século 21 é promovida pela prefeitura de Porto Alegre, Ministério das Cidades, prefeitura de Roma (Itália), governo do Estado do Rio Grande do Sul e pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento é dirigido a gestores públicos - prefeitos, vereadores e operadores de políticas públicas -, acadêmicos e especialistas, lideranças comunitárias e todos os promotores governamentais, empresariais e sociais de experiências de participação democrática focalizadas em territorialidades urbanas e voltadas para a indução do desenvolvimento local em cidades.
Leia mais:
Conferência Mundial de Cidades ocorre em fevereiro em Porto Alegre