Notícias
26/03/2018
Autoridades de cinco países se reúnem para dialogar realidade das cidades amazônicas
Apesar de a maior área estar localizada no Brasil, a região Amazônica se estende por outros países como Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Por isso, o debate deve ir além das bordas fronteiriças. Entre os dias 16 e 18 de abril, a cidade boliviana de Riberalta recebe o 1º Encontro de Aprendizagem das Cidades da Região Amazônica. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) estimula a participação dos gestores brasileiros, sobretudo os da Região Norte, assim como parte do Mato Grosso.
Para esta primeira edição, o tema será: “cidades amazônicas, políticas e projetos para cidades pequenas e médias da região Amazônica”. O intuito é construir uma rede de cooperação e aprendizagem entre os gestores locais envolvidos com a temática. Essa interação deverá resultar na construção de políticas públicas para os Municípios da região e, por conseguinte, um ambiente favorável ao desenvolvimento local.
O evento é organizado pela Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), pela Associação Boliviana de Municípios (AMB), pela Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), pela Organização Mundial do Trabalho (OIT) e pela organização internacional The Amazon Conservation Team (ACT), em tradução livre, Time de Conservação da Amazônia. Também há o apoio do governo nacional e de associações municipalistas da Bolívia.
Iniciativas como o Encontro estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Nova Agenda Urbana. No entendimento da CNM, é uma oportunidade para que os governos locais e regionais possam transformar positivamente a sua realidade, preservando os recursos naturais. Como uma das estratégias, a entidade aposta na cooperação entre cidades e a troca de experiências.
Veja o convite para os prefeitos brasileiros. Acesse aqui também detalhes sobre a programação. Outras informações e dúvidas podem ser obtidas diretamente com a Assessoria Internacional da CNM, pelos telefones (61) 2101-6032/6609/6095, ou pelo e-mail: internacional@cnm.org.br.