Notícias
07/04/2014
Associação de Alagoas representa CNM na 7ª edição do Fórum Urbano Mundial
O presidente da Associação de Municípios de Alagoas (AMA), Jorge Dantas, representou a Confederação Nacional de Municípios (CNM) na 7ª edição do Fórum Urbano Mundial. O evento ocorreu neste domingo, 6 de abril, em Medellín, na Colômbia. A organização é do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), e a principal conferência global sobre questões urbanas.
O tema do encontro deste ano foi Patrimônio Urbano em Desenvolvimento – Cidades para a vida, e reuniu mais de 20 mil inscritos de 164 países. O objetivo era debater a situação atual das cidades e os esforços na disseminação do desenvolvimento urbano sustentável e equitativo, para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) acordados pelos países-membros da ONU.
Segundo Jorge Dantas, Medellín foi escolhida por ser um exemplo internacional atual em transformações urbanas através de práticas de urbanismo social. A cidade conseguiu atender as suas comunidades mais vulneráveis, com soluções para mobilidade acessível, um governo mais inclusivo e educação de qualidade, além de recuperar espaços públicos e as áreas verdes da cidade.
“O evento reuniu representantes de governos, organizações da sociedade civil, universidades, setor privado, imprensa, agências das Nações Unidas e outras organizações internacionais. Participar de uma mesa redonda para tratar de assuntos tão importantes mostram que a CNM é a legítima representantes do municipalismo brasileiro. O Fórum é também uma grande troca de experiência com especialistas internacionais sobre os desafios que enfrentam as cidades”, complementou o presidente da AMA.
Preparatório
O evento acontece de dois em dois anos como preparatório para o Third United Nations Conference on Housing and Sustainable Urban Development (Habitat III), evento que acontece de vinte em vinte anos.
Da Agência CNM, com informações da AMA