Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Assessoria Internacional da CNM completa 10 anos de atuação; confira principais projetos

Notícias

24/11/2016

Compartilhe esta notícia:

Assessoria Internacional da CNM completa 10 anos de atuação; confira principais projetos

UnpresscentreNesta semana, a área Internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) completou 10 anos desde seu oficial lançamento, em 21 de novembro de 2006. O setor surgiu da necessidade de articulação com organizações fora do país, além da inserção das pautas municipalistas nas redes globais.

Ao longo da última década, a área obteve êxito em alcançar o reconhecimento de organismos regionais e internacionais, por meio de iniciativas e parcerias focados nas gestões locais. Entre eles, o projeto Mulheres Seguras, realizado em conjunto com a União Europeia.

Implantado em 10 Municípios brasileiros, ele teve como objetivo principal chamar a atenção da sociedade civil e dos governos locais para a violência contra a mulher. Um dos resultados mais significativos da iniciativa foi a conversão de políticas públicas acordadas nas oficinas de trabalho em leis municipais.

Outra iniciativa, que também contou com o apoio da União Europeia, foi o Reinserir. Em andamento, o projeto ocorre em 13 cidades do sertão paraibano e foca no trabalho com os dependentes químicos. Por meio da articulação com a sociedade civil, o projeto pretende oferecer uma oportunidade de reinserção desse público.

Teve início em agosto o projeto Localizando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. A proposta é inserir as metas estabelecidas dentro da realidade local brasileira. O projeto é resultado de parceria com o Programa de Articulação Territorial (ART) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Além do Pnud e da União Europeia, a Confederação estabeleceu ações com: ONU Mulheres, Agência de Cooperação Alemã (GIZ), Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (CIDA), Universidade de Harvard, Universidade de Michigan e Agência de Desenvolvimento do Japão (LGTOP).

Projeção internacional

Mais um destaque na atuação da área Internacional, foi a representação direta da CNM na rede mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e na Federação Latino-americana de Cidades e Associações Municipalistas (FLACMA). Por meio do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a entidade também compõe a Unacla, comitê consultivo de autoridades locais das Nações Unidas.

Neste ano, a CNM participou de quase 30 eventos internacionais, onde representou os mais de cinco mil Municípios brasileiros existentes. Entre eles, a Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Sustentável (Habitat III) no Equador, o Terceiro Fórum de Urbanização dos BRICS na Índia e a Assembleia Mundial de Líderes Locais e Regionais, organizada dentro do Congresso Mundial da CGLU, na Colômbia.

Celebração dos 10 anos

A atuação da área foi lembrada durante o Seminário Novos Gestores, evento organizado pela entidade para dialogar com os futuros prefeitos. Os participantes puderam conferir uma retrospectiva dos principais resultados alcançados e conhecer o trabalho desenvolvido.

Durante o seminário, Ziulkoski destacou a importância da atuação internacional para os Municípios brasileiros. Ele reforçou como o intercâmbio de conhecimento contribui para a construção de gestões municipais mais eficazes e bem-sucedidas.

Acesse o vídeo aqui

 


Notícias relacionadas