Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Aprovado como um dos ODS em setembro, CNM trabalha pela inclusão da questão urbana nos Municípios

Notícias

27/10/2015

Compartilhe esta notícia:

Aprovado como um dos ODS em setembro, CNM trabalha pela inclusão da questão urbana nos Municípios

27102015_ODS_17Mais de 150 líderes mundiais aprovaram em setembro 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados nos próximos 15 anos. O Objetivo 11 é considerado o cerne da missão da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Ele é dedicado integralmente a questões urbanas e propõe tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, resilientes e sustentáveis.

Atualmente, mais da metade da população mundial vive em zonas urbanas. A previsão é de que o número alcance 70% em 2050. A CNM explica que a maior parte desse crescimento deve acontecer em países em desenvolvimento. Segundo a ONU – Habitat, os Municípios servem como uma oportunidade de geração de empregos, responsável por 80% do PIB mundial.

A CNM acredita que com a rápida urbanização do mundo, as cidades têm o potencial de serem os motores da economia e igualdade social. Para isso, é necessário que seja colocado em prática o planejamento eficaz com legislações apropriadas e financiamento adequado. Nesse contexto, a Confederação em conjunto com os Municípios deverão transformar a rápida urbanização mundial em uma oportunidade de transformar o mundo por meio do desenvolvimento sustentável.

Dessa forma, a CNM considera que um dos grandes desafios dos Municípios durante a vigência dos ODS será o de manter o crescimento sem esgotar os recursos naturais ou aumentar diferenças sociais já existentes na sociedade. A entidade acredita em um futuro nos Municípios com oportunidades para todos e com acesso aos serviços básicos como energia, moradia e transporte. Para isso, a realização de todos os ODS e suas mais de 160 metas devem ser atingidas nas cidades.

Atuação para o desenvolvimento urbano
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem trabalhado nos âmbitos nacional e internacional para que essa agenda reflita os interesses dos Municípios brasileiros. Com essa finalidade, colaborou com iniciativas da CGLU e tem participado ativamente das discussões sobre o assunto promovidas pelo governo brasileiro. Além disso, está presente ativamente em fóruns internacionais representando e assessorando os Municípios brasileiros.

Uma grande oportunidade a ser exemplificada foi a participação de uma grande delegação de Municípios brasileiros durante o Congresso Latino-americano de Cidades e Governos Locais no âmbito da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações Municipalistas (Flacma). O evento ocorreu entre os dias 20 e 22 de agosto na cidade de San Juan, Porto Rico. Na ocasião, prefeitos, vereadores e várias autoridades da América Latina prestigiaram o fórum.

Um dos participantes neste Congresso foi o prefeito do Município paranaense de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto. Ele participou ativamente das discussões sobre a descentralização como ferramenta de desenvolvimento econômico e turístico e sobre modelos para integração entre cidades e Municípios. Na oportunidade, o gestor avaliou que o trabalho da CNM na promoção do fortalecimento do movimento municipalista e no estreitamento de relações com organismos internacionais é essencial para a defesa dos interesses dos Municípios brasileiros.

É com esse embasamento que a CNM reafirma o compromisso de defender o papel central dos Municípios nessa nova agenda de desenvolvimento e apoiar os gestores locais para que possam alcançar todos os ODS, em especial o ODS 11.


Notícias relacionadas