Notícias
18/05/2015
Aplicativo permite às mulheres vítimas de violência avisar contatos sobre a agressão
Um aplicativo de celular foi desenvolvido para ajudar mulheres a chegar em casa em segurança. O HerSafe+ traz uma ideia inovadora: apenas ao agitar o telefone com força, a mulher em perigo pode alertar alguns contatos sobre a situação. O aplicativo, idealizado nas Filipinas, foi premiado em março.
O HerSafe+ não necessita de acesso à internet para acionar o alerta. É preciso apenas agitar o celular ou a bolsa com força, o aparelho disca para um contato anteriormente designado e fornece a localização da pessoa em perigo.
A ideia foi colocada em prática pois, em situações de emergência, as vítimas não têm tempo de fazer uma ligação ou enviar uma mensagem. E todos os dias, mulheres do mundo todo estão sucetíveis à violência.
Premiação
Organizada no formato hackathon, a premiação ao aplicativo ocorreu na maratona que reúne programadores para criar aplicativos. Os participantes deveriam atender um dos seguintes objetivos: permitir mulheres a reportarem casos de violência ou a reconhecerem quais caminhos e zonas são mais ou menos seguros; promover o monitoramento de boa governança e a transparência; encorajar mais mulheres a fazerem parte dos campos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Esse tipo de competição, que ganha popularidade também do Brasil, permite que desenvolvedores transformem necessidades e informações de interesse público em soluções digitais, acessíveis aos cidadãos. As premiações permitem que projetos ganhem visibilidade e, muitas vezes, adquiram o financiamento necessário para o desenvolvimento efetivo.