Notícias
26/04/2016
América Latina discute posicionamento para ser apresentado na Habitat III
A cidade de Toluca, no México, foi palco da Reunião Regional de América Latina e Caribe entre os dias 18 e 20 de abril deste ano. O evento foi um preparativo rumo à Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), uma das principais sobre o tema. O intuito era definir estratégias sustentáveis para a convivência harmônica entre homem e natureza.
Durante três dias, sociedade civil, setor privado, representantes de comunidades, organizações nacionais e internacionais, academia, instituições financeiras e outras entidades das Nações Unidas puderam expor suas opiniões sobre o desenvolvimento urbano sustentável e temas afins.
Outro ponto comentado na reunião foi a importância de se melhorar as estruturas governamentais para que sejam mais dinâmicas e duradouras. Os participantes destacaram a necessidade de mecanismos de financiamento de temas relevantes a melhorias na produção em terrenos a longo prazo e também o uso de ferramentas para auxiliar a gestão local.
Para facilitar a dinâmica, o evento foi dividido em eixos com 12 temas para discussão. Após as rodas de conversa, foi produzido um documento denominado Declaração de Toluca 2016. Ele reúne os principais tópicos abordados e será exposto em Quito, no Equador, durante a Habitat III, em outubro deste ano.
Na declaração, aparece como destaque a melhora na governança urbana e a promoção do desenvolvimento das cidades médias. O documento sinaliza que essas cidades devem ser transformadas em centros de serviço a zonas rurais, como elos de geração de valor às cadeias que se originem no âmbito rural. O fortalecimento dos programas de urbanização e integração dos assentamentos informais também consta no texto.
Sobre a Habitat III
A Habitat III é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos (Onu-Habitat), que ocorre a cada 20 anos. Esta será a terceira edição do evento, que mantém seu objetivo de difundir o conceito de cidades eficientes.
Além da preocupação com o planejamento urbano, o programa trabalha com outros tipos de assentamentos humanos onde aja uma boa infraestrutura de acesso aos serviços básicos como água, energia e saneamento básico.
Uma Nova Agenda Urbana será produzida ao final da Habitat III, com diretrizes para todos os países.
Confira aqui a Declaração de Toluca (em espanhol)