Notícias
02/08/2022
Agosto das Juventudes é celebrado durante todo o mês
Durante este mês é celebrado o Agosto das Juventudes, período de uma série de datas importantes para a agenda. Essa tem o objetivo de chamar atenção às conquistas que há anos as juventudes têm lutado para consolidar no cenário político brasileiro e que continuamente atuam para ocupar mais espaços de decisão, contribuindo com uma política mais inclusiva e equitativa. Atualmente, o Brasil possui mais de 50 milhões de jovens.
De acordo com o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013), no Brasil é considerado jovem todos aqueles com idade entre 15 e 29 anos. Esta lei dispõe sobre os princípios e diretrizes das políticas públicas específicas para esta faixa etária, além do estabelecimento do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve) - que tem por objetivo propor ações que fomentem a participação dos jovens na formulação, implementação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas voltadas para eles mesmos.
Agenda de datas das juventudes em agosto:
5 de agosto: mês de aniversário do Estatuto da Juventude, que em 2022 completa 9 anos. Ele é o principal marco legal para as Políticas Públicas de Juventude no Brasil, e tem como princípio a promoção da autonomia, emancipação de jovens, valorização da participação social, promoção da criatividade e participação para o desenvolvimento, bem estar social e, principalmente, o reconhecimento de jovens como sujeitos de direitos.
11 de agosto: no Brasil nesta data é celebrado o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, quando foram instituídos no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais.
12 de agosto: nesta data desde 1999, é celebrado o Dia Internacional da Juventude, e a data tem como objetivo conscientizar a população mundial acerca da educação e do papel dos jovens enquanto futuros representantes do planeta, responsáveis pelo desenvolvimento das nações.
Foto: Agência Brasil
Da Agência CNM de Notícias