Notícias
29/10/2015
A importância da Flacma foi destaque de encontro da CNM com o Congresso de Intendentes do Uruguai
A importância de participar ativamente na Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma) foi assunto tratado pelo representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Cumaru (PE), Eduardo Tabosa, com o presidente do Congresso de Intendentes do Uruguai, Sergio Botana. O encontro ocorreu no dia 27 de novembro, em Montevidéu, e também tratou da integração da América Latina e mudanças na Federação.
Primeiramente, foram discutidas as mudanças recentes na Flacma. Tabosa reforçou a importância da participação do Congresso nas atividades e agendas da Federação latino-americana. Temas comuns entre a CNM e o Congresso de Intendentes foram identificados, como por exemplo: a questão das hidrovias, a integração fronteiriça e as mudanças climáticas.
O Congresso consta na Constituição do Uruguai, ele é uma organização de caráter público que coordena a estratégia de Municípios e departamentos. Na reunião foi compartilhada a realidade da descentralização nos dois países vizinhos. Enquanto no Brasil, os Municípios são autônomos desde 1988, no país vizinho o processo é mais recente – formado por 112 Municípios e 19 departamentos, os quais correspondem aos Estados brasileiros e são os principais interlocutores entre governos municipais e regionais e o governo central.
Participantes
Durante o encontro, ressaltou-se a importância de uma ação ativa por meio do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), cuja a presidência pro-tempore será assumida pelo Congresso como representante do Uruguai no próximo semestre. Dois conselheiros políticos da organização uruguaia, Angel Alvarez e Humberto Castro, responsável pelas Relações Internacionais, estavam na reunião.