Notícias
20/06/2018
20 de junho: Dia Mundial dos Refugiados
Nesta quarta-feira, 20 de junho, é celebrado o Dia Mundial dos Refugiados. Um estudo divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), aponta que, em um ano, o número de refugiados que buscou refúgio ou proteção no Brasil mais do que dobrou. De acordo com os dados, esse aumento é reflexo da crise econômica e humanitária em que se encontra a Venezuela, levando a um êxodo dos cidadãos, que já soma um total de 1,5 milhões de pessoas que se viram obrigadas a deixar o país.
Todos os dias, 416 venezuelanos cruzam a fronteira com Roraima em busca de refúgio no país. O Município de Pacaraima, no Estado, é a porta de entrada terrestre das venezuelanos que buscam abrigo no Brasil. O fluxo de venezuelanos para Roraima em 2018 já é 55% maior do que todo o registrado em 2017.
Além do Brasil, Colômbia, Costa Rica, México, Peru, Espanha e Estados Unidos, estão entre os principais destinos de venezuelanos. De acordo com os números fornecidos pelos governos desses países, mais de 111 mil venezuelanos apresentaram novos pedidos de asilo em 2017. O Peru registrou mais pedidos, 33.100, seguido pelos Estados Unidos, com 30.000 e do Brasil, registrando 17.900 pedidos.
O estudo do órgão da Organização das Nações Unidas, ainda revela que a grande maioria dos refugiados buscou abrigo em países próximos ao seu. Cerca de quatro, em cada cinco refugiados, estavam localizados em um país vizinho àquele de onde fugiram.
No ano de 2017, segundo dados do ACNUR, apontavam recorde de pessoas que foram forçadas a deixar suas casas por conta de conflitos, perseguição ou violência, chegando a um total de 68,5 milhões. O ano registou, ainda, o maior aumento anual em 70 anos. É como se a cada dois segundos, alguém tivesse que deixar o país de origem sob grande ameaça.
Fonte: Exame.com, Globo.com e Folha