Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Ônibus hibrido têm operação 75% mais econômica em relação aos convencionais a diesel

Notícias

11/11/2014

Compartilhe esta notícia:

Ônibus hibrido têm operação 75% mais econômica em relação aos convencionais a diesel

Pref. Curitiba (PR)O ônibus hibrido, movido a biodiesel e energia, foi lançado em 2012 na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Foi o primeiro da América Latino e produzido por Curitiba (PR) para o transporte coletivo.

Um estudo revelou que trólebus ou ônibus elétricos híbridos têm operação 75% mais econômica em relação aos ônibus convencionais a diesel, os mais modernos. As vantagens ambientais se unem a vantagens econômicas diretas.

O estudo foi feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que realizou testes com 16 ônibus em quatro capitais de diferentes países. Entre junho de 2011 e outubro de 2012 foram testados 16 ônibus com diferentes tecnologias em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Santiago, no Chile e Bogotá, na Colômbia.

Ônibus híbridos
Os ônibus híbridos começaram a circular em Curitiba no ano de lançamento – em 2012 - nas linhas que possuem muitas paradas, pois, segundo a empresa Urbs-Urbanização de Curitiba - responsável pelas ações estratégicas de planejamento, operação e fiscalização que envolvem o serviço de transporte público na capital paranaense - o ônibus híbrido é mais eficiente quanto maior for o número de paradas, já que em cada frenagem ele recarrega a bateria.

 


Notícias relacionadas