
Notícias
05/09/2011
Ziulkoski deve participar de audiência pública com a diretoria da Aneel
CNM
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, vai participar – e fazer sustentação oral – da audiência pública com a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Após reivindicação da CNM e dos Municípios brasileiros de que o artigo 218 da Resolução Normativa 414/2010 fosse suspenso, a reunião para tratar o assunto foi marcada para esta terça-feira, 6 de setembro.
De acordo com a Aneel, a audiência pública é um instrumento de apoio ao processo decisório da Agência, que visa dar total transparência as suas ações. É instaurada sempre que um assunto implicar em alterações ou ajustes na legislação da Agência, e interfira diretamente nos interesses da sociedade e dos agentes do setor elétrico.
Além de informar aos Municípios sobre o impacto da decisão, a CNM enviou ofícios a Ministra da Secretaria de Relações Institucionais requerendo providências, propôs o debate do tema durante a XIV Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, participou de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, participou de reunião com a diretoria da Aneel para apresentar reivindicações do movimento municipalista e protocolou ofício com apresentação formal das reivindicações junto a Agencia.
Para verificar a situação da iluminação pública nos Municípios brasileiros, a Confederação também promoveu pesquisa com as prefeituras. O levantamento mostra o impacto que a transferência dos ativos de iluminação pública, determinação prevista no artigo, trará para os Municípios. A resolução estabelece prazo de 24 meses, contados da publicação da norma, para que as distribuidoras de energia elétrica transfiram para o ente público municipal os ativos de iluminação pública.
Um site para que os Municípios acompanhem todas as informações sobre o tema será lançado pela CNM, em breve.
Marcada para as 10h, a audiência ocorrerá na sede da Aneel, no SGAN 603 - Módulo I, 1º andar, em Brasília (DF).
Leia também:
- 30/08/2011 - Resolução 414, sobre iluminação pública, pauta discurso de deputado
- 13/07/2011 - Ativos da iluminação pública:CNM reitera a urgência de definir medidas
- 16/06/2011 - Iluminação: CNM protocola ofício junto à Aneel com reivindicações sobre ativos
- 07/06/2011 - Ziulkoski apresenta reivindicações à Aneel em relação aos ativos de iluminação
- 03/06/2011 - CNM: Aneel deve discutir nova redação para artigo da resolução 414/2010
Notícias relacionadas


