Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Ziulkoski assina termo que consolida parceria com Pnud

Notícias

10/12/2009

Compartilhe esta notícia:

Ziulkoski assina termo que consolida parceria com Pnud

CNM

Parceria para o desenvolvimento do Projeto Fortalecimento de Capacidades para Desenvolvimento Local foi consolidada nesta quinta-feira, 10 de dezembro. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, assinou o termo de parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com os Municípios de Abaetetuba (PA), Barbalha (CE), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG) para implementação do projeto.

Ziulkoski salientou que a iniciativa representa uma experiência inovadora de valorização do poder local. “Mais de 75% das Metas do Milênio só serão alcançadas com o envolvimento dos Municípios”, disse. Em relação ao desenvolvimento do projeto nos Municípios, ele avalia que existem necessidades uniformes nos Municípios, mas que a diversidade cultural do País é o que emociona e motiva. “Dentro dos limites vamos procurar incrementar este projeto”, disse.

O representante e presidente interino do Pnud no Brasil, Eduardo Gutierrez, parabenizou a ação e os integrantes do projeto. Ele destacou que é uma forma de trabalhar na ponta, no Município. “È nessas iniciativas que está o nosso futuro”, ponderou. A instituição reconhece a força e a importância da CNM hoje para os Municípios brasileiros e revela que a parceria com a Confederação é uma conquista. “Tem muita coisa para fazer mas o importante é que o caminho tem sido andado”, declarou Gutierrez.

Potencialidades
Após a apresentação das potencialidades e dos principais problemas enfrentados em cada região, os prefeitos tiveram a oportunidade de falar sobre o projeto. E foram unânimes na expectativa e na confiança de que será um trabalho modelo, que servirá de exemplo para os demais Municípios do País. Representantes das Câmaras Legislativas, da sociedade Civil e do terceiro setor dos quatro Municípios, além da equipe técnica do Pnud e da CNM, estiveram presentes na reunião de assinatura do projeto.

O Desenvolvimento Humano Local (DHL) tem objetivo de apoiar os parceiros no âmbito municipal e fortalecer as capacidades institucionais para o desenho e implementação de políticas, programas e projetos que alcancem o desenvolvimento humano local. Além disso, pretendem fortalecer a capacidades das prefeituras dos Municípios-pilotos para o monitoramento e prestação de contas, incluindo o incentivo ao cumprimento de metas de desenvolvimento humano do Milênio.

Resultado
A seleção dos quatro Municípios é resultado de trabalhos iniciados em junho, que teve a proposta de mais de 150 Municípios candidatos. Para chegar ao resultado final, o rigoroso processo de seleção contou como etapas como uma reunião em Brasília com os 12 finalistas e visitas técnicas aos Municípios. In loco, as equipes da CNM e do PNUD analisaram o potencial de desenvolvimento de capacidades dos pré-selecionados.

“Desde o início, a CNM apoiou o PNUD em seus esforços de fortalecer competências e promover desenvolvimento humano nos Municípios”, relembrou Ziulkoski. Ele também parabenizou os integrantes do projeto e reafirmou a confiança da CNM nestes Municípios para que uma excelente parceria seja desenvolvida.

Veja a galeria de fotos

Leia também


Notícias relacionadas