Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / XVII Conferência Iberoamericana de Cultura foi realizada no México

Notícias

05/09/2014

Compartilhe esta notícia:

XVII Conferência Iberoamericana de Cultura foi realizada no México

Brasil.govPromover intercâmbio de profissionais no âmbito da cultura, aumentar a circulação de bens e serviços entre países iberoamericanos e dedicar 1% do orçamento nacional ao orçamento da cultura. Esses foram alguns dos temas acordados durante a XVII Conferência Ibero-Americana de Cultura, que ocorreu em 29 de agosto, na Cidade do México, no México. O evento, organizado anualmente pela Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e pela Secretaria Geral Iberoamericana (Segib), reuniu chefes de estados e de governo para promover iniciativas, debates e cooperação de diferentes países na área.
 
Segundo o representante do Governo Federal, foram sugeridos dois encontros: o dos povos originários na Iberoamérica e o da diáspora africana na Iberoamérica. O objetivo de ambos é refletir sobre a criação do Espaço Cultural Iberoamericano.
 
Apesar do pouco tempo, muitos temas foram debatidos entre os participantes, com destaque para atuações do Brasil. O país fará, por exemplo, parte do grupo de trabalho para impulsionar uma agenda cultural digital. Além disso, será sede, em novembro, em Foz do Iguaçu, do Seminário sobre Diversidade Linguística na Iberoamérica, que contará com a presença de todos os blocos.
 
Contas públicas
A partir do próximo ano, o Brasil também deve divulgar as contas satélites da cultura em conjunto com o IBGE. O objetivo é incorporar aos sistemas de contabilidade as contas satélites da cultura e identificar a contribuição dessa área no Produto Interno Bruto (PIB).
 
Veja aqui a Declaração final da XVII Conferência Ibero-Americana de Cultura. 
 
Da Agência CNM com informação do Ministério da Cultura

Notícias relacionadas