Notícias
27/08/2007
Volta Redonda tem projeto de reciclagem de óleo de cozinha usado
Agência CNM
A Prefeitura de Volta Redonda inaugurou no dia 15 de agosto o Programa Ecoóleo - Associação de Coletores de Resíduos Líquidos e Sólidos. O programa fará a captação e a reciclagem do óleo de cozinha usado para ser transformado em biodiesel. A iniciativa promove a preservação do meio ambiente, geração de renda e trabalho e projetos ligados à energia renovável.
A unidade, que terá um carro e duas motocicletas para o recolhimento do material - veículos doados por empresários da cidade -, recolherá inicialmente de cem a 150 mil litros de óleo. O Banco da Cidadania é o responsável pelo projeto, e a Cesbra utilizará o óleo para a produção do biodiesel.
A Associação de Coletores de Resíduos Líquidos e Sólidos começa a trabalhar em escolas da cidade, orientando alunos, funcionários e professores por meio de palestras, cartazes e folhetos. As escolas serão cadastradas, receberão bombonas plásticas (com lacre de segurança) e serão remuneradas para cada litro de óleo vegetal coletado.
Participação
Os cidadãos de Volta Redonda poderão armazenar o óleo usado, frio, em garrafas PET, se possível transparentes, e doarem nas escolas de seus bairros. Não são aproveitados óleos minerais, como os de carros. Comerciantes de bares, pensões, lanchonetes, restaurantes, pastelarias, hotéis e que trabalhem com frituras também poderão doar para a escola de sua preferência.
Cada litro de óleo jogado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. O óleo é mais leve que a água, fica, portanto, na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribuindo para a ocorrência de enchentes. Essa contaminação gera ainda graves problemas de higiene e mau cheiro, atraindo baratas e ratos e prejudicando o funcionamento das estações de tratamento de água.
O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar esse material e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa e que ainda aumenta consideravelmente os custos dos Serviços de Água e Esgoto da cidade.
Outras informações e cadastramento podem ser obtidos pelo Disque Ecoóleo - (24) 3339-4226 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
Com informações Envolverde/Assessoria