Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Viveiros públicos e plantio de árvores contribuem para alcance dos ODS

Notícias

22/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Viveiros públicos e plantio de árvores contribuem para alcance dos ODS

prefeitura Varzea Grande divulgacaoPlantar uma árvore virou mais que um item obrigatório na lista de ações a serem cumpridas ao longo da vida. É parte do calendário de atividades escolares e da legislação brasileira, que estabeleceu o reflorestamento como forma de compensar áreas devastadas. Entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, figura no ODS 15: “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade”.

Em alguns Municípios do país, há projetos consolidados e ações pontuais, promovidos principalmente pelas Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a preservação da vegetação local. É o caso de Jaguariúna (SP), que tem um Viveiro Municipal de Mudas Nativas para atender o plantio em calçadas e demais áreas urbanas, e de Serra Talhada (PE), que aproveitou o Dia da Árvore, em 21 de setembro, para promover uma série de atividades de educação ambiental.

Viveiro público
No Município paulista, o viveiro de 5 mil metros quadrados produz anualmente 60 mil mudas, que são destinadas aos órgãos da administração pública para arborização urbana e plantios em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) ou doadas para quem quiser plantar em sua casa. Para a vice-prefeita e secretária Rita Bergamasco, a ação traz inúmeros benefícios para a qualidade de vida da população.

DAMA Jaguariuna DivulgaçãoAlém de reduzir a poluição, inclusive sonora e visual, aumenta a umidade do ar, diminui o impacto das águas das chuvas ao aumentar a permeabilidade do solo. Espaços verdes urbanos também tornam a temperatura nos centros urbanos mais agradável. “As árvores propiciam o sombreamento para pedestres e veículos, geram bem-estar à população e servem de fonte de abrigo e de alimento para insetos, aves e outros organismos, o que é muito importante para termos um ambiente urbano saudável”, argumenta.

Aula prática
Já a prefeitura de Várzea Grande (MT) lançou, em março do ano passado, o Plantar e Cuidar: plantio de mudas como instrumento para educação fundamental. Na primeira fase do projeto, os alunos das escolas municipais visitam o Parque Ecológico Tanque do Fancho para conhecerem a estrutura do local, as plantas nativas e o viveiro, que produz muda de árvores de espécies nativas de Mato Grosso. Depois da visita, os estudantes passam a desenvolver práticas ambientalmente corretas na própria escola e na comunidade, como arborização da escola e do bairro onde vivem, o plantio de hortas e a reciclagem. No ano passado, o projeto do Município mato-grossense atendeu 13 escolas municipais.

Serra talhada divulgacaoEm depoimento enviado pelo hotsite ODS da CNM, Edson Gustavo Melo, de Serra Talhada (PE), compartilhou a experiência da prefeitura, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). Também em comemoração ao Dia da Árvore, os órgãos montaram uma programação com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em que os alunos usuários do serviço participaram ativamente do plantio de diversas mudas ornamentais de pequeno porte na área externa do Centro. Eles e outros estudantes de dois colégios municipais assistiram a uma palestra sobre a importância e os benefícios das árvores para o meio ambiente urbano.

“A Prefeitura vem desenvolvendo um trabalho importante de conscientização e educação ambiental, tornando nossa cidade mais arborizada e nossas praças e equipamentos públicos mais agradáveis por meio do plantio de mudas nativas e ornamentais. Contamos com a parceria de toda a população para que essas árvores sejam bem cuidadas e preservadas, porque elas melhoram a qualidade do ar e ainda embelezam nossa cidade”, comentou o secretário Ronaldo Melo Filho.

Por: Amanda Maia
Foto: Prefeituras
Da Agência CNM de Notícias com informações das prefeituras de Jaguariúna, Várzea Grande e Serra Talhada


Notícias relacionadas