Notícias
07/10/2021
Virada Ambiental incentiva plantio de mudas nativas; CNM recomenda participação dos Municípios
A Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 7 de outubro, destacou a importância da Virada Ambiental no incentivo ao plantio de espécies nativas com o objetivo de resgatar a biodiversidade e recuperar serviços ambientais dos ecossistemas. Desde o ano passado, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) passou a ser parceira do projeto, criado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e incentivar os Municípios de todo Brasil a participarem da ação. A primeira edição do projeto, em 2019, foi voltada aos Municípios de Goiás, onde surgiu a proposta.
A mobilização do plantio de mudas acontecerá na semana do dia 22 de novembro. Para fazer parte, o Município pode aderir ao projeto e se comprometer com o plantio orientado de espécies de árvores nativas durante o mês de novembro. O desafio para esse ano é que pelo menos um Município em cada estado da federação participe da Virada Ambiental 2021. A CNM orienta que devem ser escolhidas mudas de plantas nativas do bioma em que o Município se encontra.
A transmissão da Roda hoje foi comandada pela analista técnica da área de Meio Ambiente da CNM, Sofia Zagallo, e contou com a participação especial de um dos idealizadores do projeto, o diretor-geral de Extensão e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Emiliano de Godoi, e com representantes das duas entidades municipalistas de Goiás, Guilherme Barreto da Associação Goiana de Municípios (AGM) e Priscila Guedes da Federação Goiana de Municípios (FGM), que também são parceiros importante da iniciativa.
Durante a Roda foram apresentados diversos benefícios que o plantio de espécies nativas geram ao Municípios e para a população. Além da conservação da biodiversidade, vários serviços ambientais são assegurados com esse tipo de iniciativa de reflorestamento. Mais do que benefícios ambientais, a existência dessas áreas verdes também oferece bem-estar e opções de lazer para a população, assim como incentivos econômicos como o ICMS ecológico cuja participação na Virada Ambiental está incluída nos critérios do Estado no Goiás. Os especialistas destacaram que a ação se torna ainda mais importante em um momento que o Brasil atravessa uma das maiores crises hídricas da história.
Como participar
A Virada Ambiental ocorrerá durante o mês de novembro. Para participar é muito simples, o gestor municipal pode se inscrever através do formulário disponível aqui ou assinando um termo de adesão ao projeto para demonstrar o interesse e enviá-lo para o email: meioambiente@fgm-go.org.br ou turismo@fgm-go.org.br.
Basta realizar uma das duas formas de adesão ao projeto, não é necessário fazer as duas. A escolha fica a cargo do Município. A partir daí, o gestor pode preparar o espaço para o plantio das plantas nativas e colher os frutos futuros desta ação.
A CNM está disponível para esclarecimento de dúvidas no email meioambiente@cnm.org.br. Os outros palestrantes também estão à disposição nos contatos: professor Emiliano de Godoi: emiliano@ufg.br.
Os Municípios que participarem podem marcar @portalCNM nas redes sociais, as postagens serão compartilhadas pela CNM.
Parceiros do Projeto
Além da CNM, o projeto conta com o apoio da AGM, da FGM, da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), e entre outros.
Assista a Roda de Conhecimento:
Por Mabilia Souza
Da Agência CNM de Notícias