Notícias
11/10/2010
Vinte e um Municípios do Amazonas têm Situação de Emergência reconhecida
CNM
Pelos menos 40 mil famílias do Amazonas sofrem com a seca que atinge o Estado desde o início de agosto. Na sexta-feira, 8 de outubro, 21 Municípios tiveram a Situação de Emergência reconhecida pela Defesa Civil, de acordo com o governo estadual. No entanto, das 62 prefeituras amazonenses, 25 já publicaram decreto de emergência.
Segundo informações do governo, uma ação emergencial de ajuda humanitária teve inicio esta semana com o envio de seis toneladas de alimentos. Mas além de mantimento, também falta água potável e medicamentos. A baixa dos rios agravou ainda mais a situação, comprometeu o transporte fluvial e inviabilizou a chegada em algumas comunidades. Como por exemplo, em Ipixuna, em que o acesso só pode ser feito por canoa. Este é um dos Municípios da lista.
Pela explicação do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), a seca que atinge o Amazonas é uma condição climática extraordinária decorrente do fenômeno El Niño – aquecimento das águas do Oceano Pacífico. O fenômeno ocorreu nos últimos meses de 2009 e deixou reflexos em 2010. Conforme o Ipam, a temporada de chuvas na Amazônia deve começar no fim de novembro.
Os Municípios em Situação de Emergência por causa da estiagem são Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Tabatinga, Tonantins, Caapiranga, Boca do Acre, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Borba, Alvarães, Coari, Fonte Boa, Jutaí, Tefé, Uarin, Beruri, Manacapuru, Itacoatiara, Barreirinha e Parintins.
Da Agência CNM com informações da Agência Brasil