Notícias
20/03/2020
Vice-presidente da CNM mobiliza prefeitos mineiros para endurecer medidas de combate ao coronavírus
Diante de deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 da Associação Mineira de Municípios (AMM) - que trata das medidas emergenciais a serem adotadas pelo Estado e Municípios enquanto durar a Situação de Emergência em Saúde Pública no Estado -, o presidente da entidade estadual, Julvan Lacerda, tem auxiliado os prefeitos mineiros sobre as ações a serem tomadas para evitar a disseminação do novo coronavírus. Julvan também é vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema.
Em ofício enviado a todos os gestores municipais de Minas Gerais, ele orienta que seja feito o decreto municipal, alinhado às medidas da deliberação publicada pelo governo estadual, para que o novo vírus não chegue com força nas cidades no interior. “Vamos alinhar com as deliberações do governo, para podermos padronizar as ações no Estado e seguirmos as medidas adotadas”, destaca.
Também foi solicitado pelo presidente da AMM que a polícia militar dê o suporte necessário às administrações municipais para o cumprimento deste decreto. “Porque tem muita gente ainda achando que é brincadeira e nós precisamos conter isso”.
Julvan Lacerda pede ainda aos prefeitos que se empenhem, junto aos seus parlamentares, para a aprovação do plano de ação que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou ao governo. “Precisamos que isso seja aprovado o mais breve possível, precisamos das prefeituras vivas para darmos suporte ao povo. Porque se a gente morre financeiramente, como daremos o suporte? O plano de ação é fundamental”, completa.
O Plano de Apoio Emergencial aos Municípios para o enfrentamento ao Covid-19 apresenta solicitações de ações viáveis que resultarão na salvação de vidas, minimizando os efeitos colaterais de paralisia econômica e social, para manter o atendimento da população diante da escassez de recursos e da ampliação das obrigações.
Acesse a Deliberação Do Comitê Extraordinário Covid-19 Nº 8
Da Associação Mineira de Municípios (AMM)