Notícias
19/03/2020
Unidades do Minha Casa, Minha Vida podem ser usadas para quarentena
Unidades concluídas do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) podem ser usadas para acompanhamento de pacientes em quarentena, por conta do risco de proliferação do novo coronavírus (Convid-19). A possibilidade foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, durante coletiva de imprensa na quarta-feira, 18 de março.
Sobre a medida emergencial, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece que o isolamento de pacientes com coronavírus fora da unidade hospitalar será nas casas do programa que estão concluídas e sem ocupação. Essas unidades ficarão à disposição do Ministério da Saúde (MS) e, em caso de necessidade, servirão como opção de auxílio a Estados e Municípios para enfrentamento da pandemia.
Tais moradias ainda não estão com pacientes em quarentena e só terão tal finalidade se for realmente necessário. A transparência e o detalhamento das unidades prontas, dos procedimentos de isolamento e da localização devem ser divulgados, por meio de normativas interministeriais, assim com os procedimentos para o uso. Sugere-se que o melhor ainda é apoiar ações e medidas preventivas.
O objetivo é evitar a superlotação de hospitais e unidades de saúde se o número de infectadas for elevado. A partir disso, outras possibilidade são cogitadas, como uso de embarcações para atender a população litorâneas e em locais difícil acesso. Por hora, o MDR colocou à disposição o sistema de envio de mensagens pelo celular (SMS) e via TV digital. A ferramenta deve enviar orientações aos 26 milhões cadastrados, para conter a propagação do vírus.
Para receber os avisos gratuitos por SMS, os interessados devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199. Na área de texto, é só indicar o CEP de interesse – é permitido cadastrar mais de um CEP.
Da Agência de Nostícias da CNM, com informações do MDR
Foto: David Mayer/Pref. de Arcoverde