
Notícias
04/09/2015
Turismo avança no desenvolvimento de estatísticas para o setor
Nos dias 2 e 3 de setembro foi realizado o II Seminário Técnico do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas Turísticas. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou os debates desta segunda edição, que buscou discutir as ações em curso e apresentar propostas para o setor.
O intuito maior do seminário é que o Brasil possa desenvolver um sistema de informações alinhado com a metodologia de estatísticas desenvolvida pela Organização Mundial de Turismo (OMT).
Para isso, o evento reuniu representantes de órgãos como Banco Central do Brasil, Polícia Federal, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também participaram ministérios do turismo de países da América do Sul e secretarias estaduais e municipais.
Na opinião do secretário Nacional de Políticas de Turismo, Júnior Coimbra, o fortalecimento das estatísticas do setor vai contribuir para aprimorar a base de dados usada para a categorização dos Municípios turísticos brasileiros.
Turismo internacional
Durante os debates, foram avaliados ainda os resultados da pesquisa de turismo internacional e temas como a colaboração entre os países do Cone Sul para harmonizar sistemas de estatísticas, ampliar a pesquisa de serviços de hospedagem e aplicar os dados para desenvolver o setor.
O Plano Nacional Estratégico de Estatísticas Turísticas prevê cronograma de realização para o período 2016 a 2021, e conta com a participação dos países membros do Mercosul. São eles: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Agência CNM, com informações do Ministério do Turismo
Notícias relacionadas


