Notícias
25/04/2016
Tornado atinge São Miguel das Missões e causa devastação no Município
O prefeito do Município de São Miguel das Missões (RS), Hilário Casarin, percore na manhã desta segunda-feira, 25 de abril, a cidade para analisar os estragos provocados por um forte temporal no final da tarde de domingo, 24, que assuntou a população e os turistas que visitavam o Município.
Segundo informações da prefeitura, por volta das 18h, nas proximidades das Ruínas de São Miguel, um tornado invadiu a cidade, situada na região das Missões, noroeste do Rio Grande do Sul, e trouxe graves prejuízos e preocupações.
A confirmação do tornado é da meteorologista Patrícia Vieira, da Somar Meteorologia, que analisou fotos e vídeos gravados por moradores. Segundo a especialista, “é comum em estações de transição, como o outono”.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, a estimativa é de que mais de 60 casas foram atingidas. Mas, somente hoje, 25, após uma varredura completa, será possível mensurar a dimensão exata de todos os danos, incluindo a grande quantidade de árvores enormes que caíram na cidade e no interior.
Feridos
Segundo a secretária de gabinete da prefeitura, Vitória Silva, cerca de sete pessoas, que visitavam as Ruínas no momento, tiveram ferimentos leves e deram entrada no hospital municipal, e elas passam bem. Um turista, além de ter se machucado, teve o carro destruído por uma árvore. “Parte da cobertura de zinco do Hospital São Miguel, que estava em corntrução foi arrancada”, contou a secretária.
O Museu das Missões, na Secretaria Municipal de Turismo, no CTN Sinos de São Miguel, também foram fortemente danificados pelo excesso das águas.
Amparo da AMM
Em solidariedade ao Município de São Miguel das Missões, o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Luiz Valdir Andres, em nome de todo o colegiado de prefeitos da Associação, deverá se reunir hoje com o prefeito Hilário Casarin para oferecer apoio da AMM e ver quais são as providências necessárias e viáveis para contornar esta difícil situação.
Aos poucos a energia volta a ser fornecida, pois a cidade ficou completamente escura. Mas como a chuva e o vento continuam muito fortes, a população.
Agência CNM, com informações da AMM