Notícias
15/09/2010
Tocantins sofre com incêndios: 700 focos foram registrados em um dia
CNM
Vinte Municípios do Tocantins decretaram Situação de Emergência por causa das queimadas. Só nesta terça-feira, 14 de setembro, quase 700 focos de incêndio foram registrados no Estado e o fogo se espalhou pelas áreas de preservação ambiental. Um fenômeno ocorrido hoje, 15, na área rural tocantinense levou o fogo para o centro de Pesquisas do Cerrado do Tocantins – um redemoinho de fogo.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só no início desta semana, foram mais de 3 mil focos de incêndio no Estado. A região registra quatro meses sem volume de chuva significativo sofre com as altas temperaturas, na faixa máxima de 40º C, e baixa umidade do ar que ultrapassa 12%.
Diversos jornais têm mostrado a situação: céu coberto de fumaça em diversas áreas e inclusive em Palmas, a capital. O Parque Estadual do Lageado, em que as chamas atingiram cerca de 70% da unidade e o Parque Nacional do Araguaia são alguns dos casos mais críticos.
Em entrevista ao portal Conexão Tocantins, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Stalin Beze Bucar, falou da dificuldade enfrentada. Ele ponderou que o vento e o clima seco fazem com que fogo espalhe muito rápido. Além disso, a falta de pessoal também limita as ações. No entanto, Stalin garantiu que dentro do parque não há mais nenhum foco de incêndio e a prioridade agora é tentar conter os focos nos Municípios.