Notícias
06/11/2009
Sustentabilidade na Amazônia é tema de debates entres gestores
CNM
Pouco mais de um mês após a I Cúpula Amazônica de Governos Locais, em outubro deste ano, os prefeitos de todo país retomam as discussões sobre a preservação do Meio Ambiente. Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, os gestores se reunirão mais uma vez para o I Congresso das Cidades Amazônicas.
No evento, os prefeitos vão buscar soluções para aprimorar a gestão ambiental nos Municípios, especialmente os 750 localizados na região da Floresta Amazônica. O objetivo é alcançar alternativas de desenvolvimento sem causar prejuízos ao Meio Ambiente. O congresso será no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia em Belém (PA).
O encontro é fruto de uma organização da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), com apoio de outras oito entidades municipalistas da Região Norte e duas instituições internacionais. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a iniciativa e será representada pelo presidente Paulo Ziulkoski.
Além dos chefes do Executivo, secretários, vereadores, deputados, senadores e governadores foram convidados para aumentar os esforços em prol do desenvolvimento sustentável da região. A sociedade civil, os movimentos sociais e entidades ambientalistas também podem participar.
Outros encontros
Na manhã do dia 25, antes da abertura do encontro, a Famep promove também o I Congresso Paraense de Municípios. A intenção é debater a agenda local dos gestores do Pará. Além deste evento, haverá, no dia 27, a II Assembléia Geral do Fórum de Autoridades Locais da Amazônia (FALA), que abrange governos internacionais.
Saiba mais sobre o Congresso aqui