Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Sobe para 40 o número de Municípios afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Notícias

28/12/2015

Compartilhe esta notícia:

Sobe para 40 o número de Municípios afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Def. Civil/RSO feriado de Natal veio acompanhado de muita chuva no Rio Grande do Sul. Até o momento, já somam 40 os Municípios atingidos e esse número deve subir ainda mais. As tempestades estão relacionadas com o fenômeno El Niño, que segundo pesquisas, é um dos mais fortes registrados na história.

A chuva intensa fez com que alguns rios locais transbordassem, o que levou milhares de famílias a deixarem suas casas. Entre os principais rios do Estado monitorados pela Defesa Civil, o Quaraí atingiu a marca de 14 metros, conforme medição do dia 23 de dezembro. Na mesma data, o Uruguai estava com 10,78 metros, na localidade de Itaqui, ultrapassando o nível de alerta de oito metros.

Um boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado no último dia 26 de dezembro permite ter uma dimensão dos estragos. Segundo o material, 2.204 famílias foram afetadas pelo temporal e 1.801 estão desalojadas. No dia anterior, esses números eram 1.795 e 1.479, respectivamente.

As precipitações foram tão intensas em algumas cidades, que 12 delas já decretaram Situação de Emergência ao governo. Fazem parte da lista: Liberato Salzano, Trindade do Sul, Nonoai, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Guarani das Missões, Roque Gonzáles, Cândido Godói, Uruguaiana, Quaraí, Passa Sete e Não-Me-Toque. É a partir desse pedido que as cidades podem obter o reconhecimento federal e, então, acessar recursos para as ações de recuperação.

O motivo das cheias
Durante o período de fim de ano, fortes chuvas já são esperadas na região por causa do El Niño. Esse fenômeno climático é caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas do Oceano Pacífico. A mudança de temperatura provoca mudanças na circulação de ar da atmosfera terrestre.

No Brasil, os efeitos do El Niño podem ser notados pelas chuvas mais intensas nas Regiões Sudeste e Sul e tempo mais seco nas Regiões Norte e Nordeste. Contudo, outras regiões da América Latina também sentem a passagem do fenômeno. Chuvas e cheias já deixaram seis mortos e 150 mil desalojados na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Ajuda federal
No último dia 26 de dezembro, a presidente da República Dilma Rousseff sobrevoou as áreas alagadas no Rio Grande do Sul juntamente com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Ele deve retornar à região para avaliar com os prefeitos dos Municípios atingidos como será encaminhada a ajuda federal.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, afirma que o Ministério da Integração enviou ao Rio Grande do Sul 4 mil kits dormitórios, 3,2 mil kits de limpeza e 3,2 mil kits de higiene pessoal antes da visita.Pref. Rio do Sul/SC

Municípios afetados
Até o momento, 40 Municípios foram afetados com as cheias dos rios. Veja quais são eles: 15 de Novembro, Agudo, Alegrete, Barra do Quaraí, Cachoeira do Sul, Cândido Godói, Cruzaltense, Engenho Velho, Erechim, Floriano Peixoto, Forquetinha, Fortaleza dos Valos, Gramado dos Loureiros, Guarani das Missões, Ibirubá, Itaqui, Jaguari, Liberato Salzano, Marques de Souza, Não Me Toque, Nonoai, Nova Ramada, Passa Sete, Pejuçara, Progresso, Quaraí, Rio Pardo, Rosário do Sul, Roque Gonzáles, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Miguel das Missões, Sete de Setembro, Três Palmeiras, Trindade do Sul, Uruguaiana e Venâncio Aires.

Veja também: 
Chuvas intensas provocam destruição e morte em sete cidades paulistas

 

Notícias relacionadas