Notícias
10/06/2014
Sobe o número de Municípios atingidos pela chuva no Paraná e em Santa Catarina
O número de Municípios em situação de emergência no Paraná aumentou para 130, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado – até as 10h desta terça-feira, 10 de junho, eram 79 Municípios. Há 438.880 pessoas afetadas pelas chuvas no Estado. Segundo a Defesa Civil, nove pessoas morreram, 30 ficaram feridas e seis desapareceram.
O Município com o maior número de afetados é Cascavel (PR), com 150.050 atingidos, de acordo com planilha de ocorrência. Em São Mateus do Sul (PR), 800 foram desabrigados por alagamento, o maior número do Estado.
O presidente da Associação Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Nova Olímpia (PR), Luiz Lázaro Sorvos, falou à Agência CNM e relatou as ações que a AMP tem realizado para auxiliar os Municípios atingidos. “A AMP disponibiliza modelo, com orientações a respeito de como os Municípios podem pedir decretação de Estado de Emergência.”
De acordo com Sorvos, “a AMP está fazendo contato com Ministério da Integração a fim de agilizar os processos, porém o Ministério disse que depende do envio da documentação por parte dos Municípios para dar início ao processo de decreto”, explica.
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, não haverá chuvas significativas no Estado até quinta-feira, 12. A frente fria, que estava estagnada principalmente na região dos Campos Gerais, a mais prejudicada pelos altos níveis de chuva desde a última quinta-feira, 5, começou a avançar para o oceano na madrugada de segunda-feira, 9, o que afasta o risco de novas enchentes.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, com as águas baixando em muitas nas regiões afetadas pelas chuvas, as administrações municipais passam a comunicar a Defesa Civil do Estado sobre a situação local de cada Município. Os números tendem a ser alterados gradativamente, conforme as prefeituras fazem o levantamento inicial, após o atendimento as vítimas que foi tratado como prioridade desde o início das ocorrencias climáticas.
Conforme relatório oficial da SDC/SC, chega a 36 Municípios afetados pelas chuvas, 19 cidades já decretaram Situação de Emergência. Continua o número de dois Municípios em Estado de Calamidade Pública.
Para o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) Hugo Lembeck, os governos federal e estadual devem analisar com agilidade essa dramática situação no Estado e atendam de imediato os Municípios atingidos. "Esperamos que os recursos sejam repassados com urgência para que os Municípios sejam recuperados e a população atingida possa ser atendidas em todas as suas necessidades".
Os estragos causados pela chuva do fim de semana ainda são sentidos para quem precisa pegar a estrada. Diversos trechos das rodovias federais e estaduais permanecem afetados nesta terça-feira.