Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Situação de Emergência é decretada em 58 Municípios em decorrência da seca

Notícias

04/06/2014

Compartilhe esta notícia:

Situação de Emergência é decretada em 58 Municípios em decorrência da seca

Pref. Senhor do BonfimPor meio da Portaria 151/14, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 04 de junho, o Ministério da Integração Nacional (MI) reconheceu Situação de Emergência decorrente da seca de fenômenos climáticos em 58 Municípios. São sete do Estado da Bahia e 51 no estado de Minas Gerais.
 
Há dois anos que o norte de Minas Gerais vem sofrendo com a estiagem prolongada. Nem as chuvas que caíram entre novembro de 2013 a maio de 2014 foram suficientes para recuperação das lavouras, assim como o reabastecimento dos açudes que ficaram abaixo do esperado. Este ano a seca já causa grande impacto em Minas Gerais, especialmente no cultivo do café. Segundo o Ministério da Agricultura as perdas na safra de café já chegam a 20%.
 
Em 2013, 145 Municípios mineiros foram afetados pela seca, destes 75 prorrogaram a decretação de anormalidade. Segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MI), por causa da estiagem do ano passado, o governo federal chegou a reconhecer oficialmente por até três vezes os decretos de Situação de Emergência das prefeituras de Espinosa e Varzelândia.
 
Veja aqui a portaria 151/14

Notícias relacionadas